Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade
Aceitar Cookies
Recusar Cookies
 
  •  
     

    Roteiro de Adoração

    Celebrando os 25 anos de Canonização de São João Calábria

    Notícias

    11.04.2024 11:13:15 | 15 minutos de leitura

    Roteiro de Adoração

    Invocação ao Espírito Santo: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 
    Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém!

    Iniciemos juntos traçando o sinal da Cruz: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém!

    Durante a exposição do Santíssimo, cantar (ou outro canto, a escolha da equipe):

    Canto: Jesus Cristo é o Senhor, o Senhor, o Senhor / Jesus Cristo é o Senhor / Glória a Ti Senhor!
     
    Da minha vida Ele é o Senhor / Da sua Igreja Ele é o Senhor / Dos Consagrados é o Senhor! / Glória a Ti Senhor!
     
    P.: Graças e Louvores se deem a todo momento. 
    T.: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
     
    MOTIVAÇÃO: Celebramos o jubileu de prata da Canonização de São João Calábria. Uma graça e um dom para a Igreja. Vamos pedir esse dom para todos nós. Que o Senhor nos ajude a corresponder com as graças e bênçãos que recebemos. Rezemos pelas vocações. Aliás, santas vocações. Rezemos pela santificação de todos os Consagrados, Consagradas, famílias para que sejam verdadeiramente a presença do amor de Deus no mundo. Que a presença da Família Calabriana seja um farol de paz, esperança, caridade no mundo.

    ATO DE FÉ (rezar juntos): Creio, meu Deus, que estou na vossa presença, que me amais e atendeis às minhas orações. Sois infinitamente grande e santo: eu vos adoro! Vós me destes tudo: eu vos agradeço! Fostes ofendido por mim: eu vos peço perdão, de todo o coração! Sois bom e misericordioso: eu vos peço todas as graças que sabeis serem necessárias para mim. Amém!
     
    Animador: Rezemos o Terço da Misericórdia pedindo perdão ao Senhor pelos pecados de toda a humanidade.
     
    Pai-Nosso... Ave-Maria... Creio em Deus Pai...
    Nas contas grandes: Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade do Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.
    Nas contas pequenas: Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
    No fim do Terço diz-se três vezes: Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.
     
    Canto: Só Tu Tens O Poder - Pe. Zezinho (ou a escolha da equipe).
     
    Só tu tens o poder de converter / E perdoar um coração / Somente o teu amor tem tal poder / De tocar um coração que andou errado / Livrar um pecador do seu pecado / Dar novo rumo ao coração que se perdeu / Se libertaste o coração de tanta gente / Também podes libertar o meu.
     
    Não há religião sem conversão / Não há Igreja sem perdão / Só pode confessar que te encontrou / Aquele que admite que pecou / Depois pediu perdão e perdoou / E resolveu voltar pra casa e ser de Deus / Mudaste tanto o coração que andou errado / Também podes transformar o meu.
     
    Animador: Todos os filhos de Deus são chamados a santidade. Acompanhemos um trecho da Exortação Apostólica Gaudete Et Exsultate do Papa Francisco: 

    O meu objetivo é fazer ressoar mais uma vez o chamado à santidade, procurando encarná-la no contexto atual, com os seus riscos, desafios e oportunidades, porque o Senhor escolheu cada um de nós “para ser santo e irrepreensível na sua presença, no amo” (cf. Ef 1, 4).

    O Espírito Santo derrama a santidade, por toda a parte, no santo povo fiel de Deus. Gosto de ver a santidade no povo paciente de Deus: nos pais que criam os seus filhos com tanto amor, nos homens e mulheres que trabalham a fim de trazer o pão para casa, nos doentes, nas consagradas idosas que continuam a sorrir. Nesta constância de continuar a caminhar dia após dia, vejo a santidade da Igreja militante. Esta é muitas vezes a santidade «ao pé da porta», daqueles que vivem perto de nós e são um reflexo da presença de Deus.

    Quero recordar com esta Exortação o chamado à santidade que o Senhor faz a cada um de nós, o chamado que dirige também a ti: “sede santos, porque Eu sou santo” (Lv 11, 45; cf. 1 Ped 1, 16). O Concílio Vaticano II salientou vigorosamente: “munidos de tantos e tão grandes meios de salvação, todos os fiéis, seja qual for a sua condição ou estado, são chamados pelo Senhor à perfeição do Pai, cada um por seu caminho”. Por isso, uma pessoa não deve desanimar, quando contempla modelos de santidade que lhe parecem inatingíveis. Há testemunhos que são úteis para nos estimular e motivar, mas não para procurarmos copiá-los, porque isso poderia até afastar-nos do caminho, único e específico, que o Senhor predispôs para nós. Importante é que cada crente discirna o seu próprio caminho e traga à luz o melhor de si mesmo, quanto Deus colocou nele de muito pessoal (cf. 1 Cor 12, 7), e não se esgote procurando imitar algo que não foi pensado para ele. Todos somos chamados a ser testemunhas, mas há muitas formas existenciais de testemunho. 

    Para ser santo, não é necessário ser bispo, sacerdote, religiosa ou religioso. Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade esteja reservada apenas àqueles que têm possibilidade de se afastar das ocupações comuns, para dedicar muito tempo à oração. Não é assim. Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra. És uma consagrada ou um consagrado? Sê santo, vivendo com alegria a tua doação. Estás casado? Sê santo, amando e cuidando do teu marido ou da tua esposa, como Cristo fez com a Igreja. És um trabalhador? Sê santo, cumprindo com honestidade e competência o teu trabalho ao serviço dos irmãos. És progenitor, avó ou avô? Sê santo, ensinando com paciência as crianças a seguirem Jesus. Estás investido em autoridade? Sê santo, lutando pelo bem comum e renunciando aos teus interesses pessoais.

    Deixa que a graça do Batismo frutifique num caminho de santidade. Deixa que tudo esteja aberto a Deus e, para isso, opta por Ele, escolhe Deus sem cessar. Não desanimes, porque tens a força do Espírito Santo para tornar possível a santidade e, no fundo, esta é o fruto do Espírito Santo na tua vida (cf. Gal 5, 22-23). Quando sentires a tentação de te enredares na tua fragilidade, levanta os olhos para o Crucificado e diz-Lhe: “Senhor, sou um miserável! Mas Vós podeis realizar o milagre de me tornar um pouco melhor”. Na Igreja, santa e formada por pecadores, encontrarás tudo o que precisas para crescer rumo à santidade. 

    Aclamação ao Evangelho: Aleluia...

    Evangelho (Mt 5,38-48): Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 38“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!”

    (Momento de meditação pessoal).

    Canto: TE AMAREI, SENHOR - Frei Luiz Turra 

    Me chamaste para caminhar na vida contigo. / Decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás; / me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma, / é difícil agora viver sem lembrar-me de Ti.
     
    /:Te amarei, Senhor! Te amarei, Senhor! Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de Ti.:/

    Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem respostas. / Eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de Ti. / Mas tua força venceu e afinal eu fiquei seduzido; / é difícil agora viver sem saudades de Ti.

    Ó Jesus não me deixes jamais caminhar solitário. / Pois conheces a minha fraqueza e o meu coração. / Vem e ensina-me a viver a vida na tua presença, / no amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união.

    Animador: Dos escritos de São João Calábria sobre a Santidade

    A extrema necessidade da hora atual é a santidade. A santidade! Todo o resto é ilusão e o inimigo se ri dos nossos planos e dos nossos estratagemas separados da santidade. 

    Se não chegarmos a nos santificar, todo o mundo e todas as coisas grandes desta terra valem menos de um punhado de moscas. 

    É preciso frear a hora do demônio e podemos freá-lo com uma grande fé, com uma grande generosidade, com um estudo prático do santo Evangelho, suportando em paz os sofrimentos físicos e morais. 

    Recai sobre nós uma grande obrigação: que nos santifiquemos e, santificando-nos a nós mesmos santificaremos as almas que a divina Providência aproximar de nós, nossa cidade, nossa pátria, o mundo inteiro. 

    Como eu peço e suplico ao Espírito Santo que, por favor, conceda a estas minhas pobres palavras tanta eficácia, que produzam em vós abundantes frutos de graça e de santidade! 

    Em outra ocasião escreve:

    A pregação silenciosa do bom exemplo é a mais eficaz. Muitos já estão cansados de belas palavras, de debates. Desejam e querem fatos, obras. São as nossas boas obras que glorificam o Pai celeste. 

    De que adiantaria ensinar a perfeição e não a pôr em prática? Poderíamos dizer, então, como o Apóstolo: "Sede meus imitadores como eu o sou de Cristo?" (1Cor 11,1). 

    Além disso, não penseis que, para ser santos, se devam praticar coisas extraordinárias. Não! Basta que sejam santas e perfeitas as disposições de espírito com que atendemos às nossas obrigações de cada dia. 

    Por mais humilde que seja o cargo que alguém ocupa, ele pode ser abrilhantado pela luz da santidade. E é isso o que interessa, somente isso. 

    Jesus permaneceu por trinta anos na pobre casa de Nazaré, ocupando-se com as coisas mais simples e mais humildes. Quando é que seus exemplos serão a única norma de nossa vida? Quando é que seremos Cristos e Evangelhos vivos? 

    Então, sim, poderemos até fazer milagres, e somente então poderemos realizar os desígnios que Deus tem a nosso respeito. 

    Vivamos no santo amor e temor de Deus, primeiramente em casa, cumprindo com todas as obrigações inerentes ao nosso estado, e depois fora de casa, no escritório, na fábrica: irradiemos por toda a parte o espírito do Evangelho. 

    E continua:

    Procuremos, com a graça de Deus, estar sempre repletos do seu divino amor. Então, mesmo sem nos darmos conta, o estaremos dando a todos os que se aproximarem de nós e nos virem. Que bela missão! 

    Ditosos seremos se com todo o entusiasmo e fé nos empenharmos em nos tornar instrumentos humildes e dóceis em prol do reino de Deus. 

    Nossa felicidade terrena e eterna estará garantida e, juntamente com a nossa felicidade, a santificação de tantas almas que estão à nossa espera. 

    A época atual está a dizer-nos continuamente: cristãos santos, religiosos santos, sacerdotes santos! E inútil encher a cabeça com ciência, cultura e saber, se não conseguirmos, com a graça de Deus, assimilar na prática o que o próprio Nosso Senhor nos ensinou. 

    Animador: Falando de São João Calábria, assim expressou-se São João Paulo II:

    “Toda a existência de João Calábria foi um evangelho vivo, transbordante de caridade: caridade para com Deus e caridade para com os irmãos, sobretudo com os mais pobres. A fonte do seu amor para com o próximo eram a confiança ilimitada e o abandono filial que sentia em relação ao Pai celeste. Gostava de repetir aos seus colaboradores as palavras evangélicas: «Em primeiro lugar buscai o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus vos dará, em acréscimo, todas essas coisas» (Mt 6, 33).” (Trecho da Homilia do Papa João Paulo II durante a Santa Missa de Canonização de São João Calábria - Roma, 18 de Abril de 1999).

    ORAÇÃO A SÃO JOÃO CALÁBRIA

    Ó Deus, nosso Pai, vos louvamos pela providência com que conduzis o universo e a nossa vida. Agradecemos-vos pelo dom da santidade evangélica que concedestes ao vosso servo São João Calábria. Animados pelo seu exemplo, colocamos em Vós todas as nossas preocupações, desejando que aconteça em nós o vosso Reino. Dai-nos o vosso Espírito, para que torne o nosso coração disponível à vossa vontade. Fazei que amemos os irmãos, sobretudo os mais pobres e abandonados, para chegar um dia, juntamente com eles, à alegria eterna, onde nos esperais com Jesus, vosso Filho e Nosso Senhor. Pela intercessão de São João Calábria, concedei-nos a graça que agora com confiança vos pedimos...
    São João Calábria, rogai por nós!

    COROAZINHA A DIVINA PROVIDÊNCIA
     
    Nosso auxílio está no nome do Senhor.
    Que fez o céu e a terra!

    Sagrado Coração de Jesus.
    Confio em Vós!

    Imaculado Coração de Maria.
    Confio em Vós!

    Divina Providência!
    Provede-nos! / Nós Vos Louvamos! / Nós Vos Agradecemos! (10x3)

    Deus Pai e Filho e Espírito Santo, essas graças vos pedimos com confiança, pela intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, dos anjos e santos. Glória ao Pai...

    Pelos falecidos: Dai-lhes, Senhor, o repouso eterno e brilhe para eles a vossa luz. Descansem em paz. Amém.

    Pelos benfeitores: Dai, Senhor, a vida eterna a todos os nossos benfeitores e familiares pela glória de vosso nome. Amém.

    Maria, Mãe da Obra, Rogai por nós!
    São José, Rogai por nós!
    São João Calábria, Rogai por nós!
     
    Canto: Tão Sublime
    Tão sublime Sacramento adoremos neste altar, pois o Antigo Testamento deu ao Novo o seu lugar. Venha a fé por suplemento os sentidos completar. Ao eterno Pai cantemos a Jesus, o redentor, ao Espírito exaltemos, na Trindade eterno amor. Ao Deus uno e trino demos a alegria do louvor.  Amém!
     
    V. Do céu lhes destes o pão. R. Que contém todo o sabor.
     
    Oremos:  Senhor Jesus Cristo, neste admirável Sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistérios de vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da Redenção. Vós que reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo. R. Amém.  (Segue-se a bênção do Santíssimo)
     
    ATO DE LOUVOR
     
    - Bendito seja Deus.
    - Bendito seja o seu Santo Nome.
    - Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
    - Bendito seja o nome de Jesus.
    - Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração.
    - Bendito seja o seu preciosismo Sangue.
    - Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do altar.
    - Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
    - Bendita seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima.
    - Bendita seja sua Santa e Imaculada Conceição.
    - Bendita seja sua gloriosa Assunção.
    - Bendito seja o nome de Maria, Virgem e Mãe.
    - Bendito seja são José, seu castíssimo esposo.
    - Bendito seja Deus, nos seus anjos e nos seus santos.
     
    P.: Graças e Louvores se deem a todo momento. 
    T.: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
     
    Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o papa, sobre o nosso Arcebispo, sobre o nosso pároco e todo o clero, sobre o chefe da nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contínuos de vossa bondade o Brasil, este Arcebispado, a Paróquia em que habitamos, cada um de nós em particular e todas as pessoas por quem somos obrigados a rezar ou que se recomendaram as nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório. Dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna. Amém!
     
    Pai nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...
     
    Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

    Clique aqui para acessar outros roteiros de Adoração

    Imagem: Paróquia São Geraldo

    Mais em Notícias
     

    Copyright © Pobres Servos da Divina Providência.
    Direitos reservados, acesse a política de privacidade.