Nosso Jeito

 

A Evangelização das juventudes se constituí um desafio essencial e permanente para a Igreja, do qual depende o futuro da própria Igreja. Advindos de realidades familiares desestruturadas e de situações fragmentadas quanto a sua formação como pessoa, cada vez mais os jovens procuram na Igreja um espaço de encontro e sentido. No entanto, chegam aos grupos de jovens sem uma cultura de valores cristãos, de valorização da vida em comunidade e, que dirá, quanto ao entendimento do reinado de Deus como projeto de Jesus Cristo para todo cristão.

Neste contexto, acreditamos na missão crucial dos GRUPOS DE JOVENS das pastorais e movimentos juvenil. O grupo, enquanto comunidade de jovens, É O LUGAR PRIMORDIAL, senão o único para muitos jovens, PARA HUMANIZAÇÃO E FORMAÇÃO CRISTÃ DA PESSOA. É no grupo de iguais, onde o jovem tenha vez e vós, que ele amadurece seu projeto de Vida e realiza sua opção Vocacional e pode assumir uma personalidade ética e altruísta. O grupo de jovens é laboratório para a vida em comunidade e ensaio de uma sociedade mais solidária.

No entanto, dificilmente um grupo de jovens consegue amadurecer e vivenciar um processo de crescimento e educação na fé, como propõe a Igreja, se não for acompanhado e sem pessoas que se ocupem da sua formação.

A Assessoria Calabriana de Jovens deseja ser este serviço de anúncio de uma ?Boa Notícia? ? evangelização das juventudes - passa pela estruturação do acompanhamento e formação dos jovens e seus grupos. A existência de grupos de jovens vivos e dinâmicos se deve a pessoas também jovens, que os acompanham, e para isso, precisam ter clareza do processo de educação na fé e se colocar a disposição para serem companheiras, isto é, ?comerem do mesmo pão? do dia-a-dia dos jovens.

A Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, pensando numa sólida formação dos jovens, cria o Serviço Calabriano da Juventude - SECAJU, que dá todo o suporte aos diversos grupos de jovens.