VIII Jornada de Formação Calabriana aconteceu em Porto Alegre-RS

VIII Jornada de Formação Calabriana aconteceu em Porto Alegre-RS
VIII Jornada de Formação Calabriana aconteceu em Porto Alegre-RS
Na sexta-feira 25/08, aconteceu a oitava edição da Jornada de Formação Calabriana, no Ginásio de Esportes Irmão Francisco Cornale ? Calábria ? Porto Alegre/RS, promovida pelo Setor Social da Regional Sul da Delegação Nossa Senhora Aparecida. O evento contou com a participação de mais de 300 pesoas, entre colaboradores, conselhos gestores das atividades e jovens das casas de formação, provenientes das diversas atividades do Instituto Pobres Servos da Divina Providência espalhadas pelo Rio Grande do Sul. O tema norteador deste ano foi ?Eu e o outro: identidade e relacionalidade?. 
Pela manhã, os participantes tiveram palestra com o Prof. Luciano Marques de Jesus. Ele tem como uma das principais inspirações a obra do psiquiatra e neurologista austríaco Viktor Frankl, que, depois de vivenciar os horrores do campo de concentração, em Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial, consolidou a escola de psicoterapia focada na busca de sentido da existência humana.
 
Conforme destacou o professor: ?é o equilíbrio entre as possibilidades e as necessidades de cada indivíduo?. Sobre a prática nos dias de hoje, Luciano apresentou três situações. ?Uma é a criativa, porque é importante sempre desenvolver algo novo. Outra é a atitudinal, pois, mesmo diante do sofrimento, é importante se posicionar positivamente. E por fim a vivencial, que muito se aplica nas práticas das artes e da música, por exemplo?.
 
Pela tarde, os participantes foram divididos em oficinas por categorias: pais sociais, com o tema As relações no desenvolvimento do ciclo vital; orientadores, técnicos, assistentes, psicólogos e pedagogos, com o tema: Planejamento e registro de atividades; educadores, educadores sociais e oficineiros, com o tema: Cooperatividade em ambiente profissional; colaboradores administrativos, gestores, coordenadores e supervisores, com o tema: Eu e o outro na gestão estratégica social ? diagnóstico e elaboração de Fluxograma para a solução de problemas; áreas produtivas, de serviços e manutenção: Dons e habilidades/competências pessoais e trabalho em equipe com vistas aos resultados.
 
A jornada pautou-se em dois objetivos. O primeiro: ?ampliar o conhecimento de si e do outro em vista do fortalecimento da própria identidade e das relações de alteridade ao interno de nossos ambientes de trabalho?. E o segundo: ?desenvolver temas afins com as áreas e funções de atuação dos colaboradores, visando à continuidade da socialização de práticas e atualização do pacto setorial de 2016 como compromisso comum até 2018?
 
Durante o evento foi reafirmado o pacto entre as diversas atividades e funções dos colaboradores, que na plenária deu forma a uma série de compromissos assumidos. O clima da jornada foi de alegria e integração entre os participantes. Para além da formação, o encontro é sempre um agradável e esperado momento de encontro e partilhas entre os colaboradores das diversas atividades da organização.
 
VEJA FOTOS DO ENCONTRO: