ORSJC

 A Organização Religiosa São João Calábria - ORSJC, foi criada em 1999, como então, Associação São João Calábria - ASJC, para organizar, juridicamente, os assuntos de natureza religiosa, comunitária e de formação dos Pobres Servos da Divina Providência - Delegação Nossa Senhora Aparecida. 

No ano de 2015, através de Assembleia Geral, com todos os seus membros presentes, é solicitado a alteração do estatuto da Associação, para que assim, ela passa-se para a modalidade de Organização Religiosa, para bem melhor atender aos compromissos fiscais e júridicos no Brasil.

Para quem não conhece, uma organização religiosa é uma pessoa jurídica de direito privado constituída por pessoas físicas ou jurídicas que professam uma religião segundo seus ditames religiosos e sob a perspectiva de uma fé, na vivência do culto divino, de um carisma, de uma ideologia, de uma filosofia de vida que lhes forneça o fundamento para suas iniciativas religiosas, educacionais, assistenciais e outras. Elas são resultado da confissão e vivência da fé de seus membros ou integrantes. Na perspectiva religiosa, a fé deve ser vista como um dom, uma dádiva da bondade de Deus concedida ao homem. Segundo o dicionário Novo Aurélio da Língua Portuguesa, por fé entende-se: 1) Crença religiosa; 2) Conjunto de dogmas e doutrinas que constituem um culto; 3) Rel. A primeira virtude teologal: adesão e anuência pessoal a Deus, seus desígnios e manifestações; 4) Firmeza na execução de uma promessa ou de um compromisso; 5) Crença, confiança; 6) Asseveração de algum fato.

Da Organização Religiosa São João Calábria, automaticamente, fazem parte todos os religiosos que atuam na Delegação, a partir da data da Profissão Religiosa, bem como, os religiosos brasileiros que atuam no exterior. 

Em todas as atividades de formação devem estar atuante no Conselho de Família, os religiosos e leigos que partilham do carisma calabriano, porém, algumas casas ainda não conseguiram implementar e executar o mesmo. 

CNPJ - Matriz: 03.321.524/0001-72

As atividades da Delegação diretamente subordinadas à organização religiosa São João Calábria são as seguintes:

              Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio ? Farroupilha/RS;

              Noviciado Nossa Senhora de Caravaggio ? Viamão/RS;

              Aspirantado São José ? Restinga/Porto Alegre/RS;

              COV Rainha dos Apóstolos ? Campo Grande/MS;

              COV Mãe de Deus ? Feira de Santana/BA;

              COV Nazaré ? Marituba/PA;

             Comunidades religiosas das 15 paróquias assumidas pela Delegação e as comunidades religiosas que atuam nas atividades sociais.

 

Conselho Deliberativo da ORSJC (2017-2023)

Presidente: Pe. Adelmo Cagliari, PSDP

Vice-Presidente: Pe. Ricardo Ferreira Silva, PSDP

Primeiro Secretário: Pe. Gilberto Bertolini, PSDP

Segundo Secretário: Ir. Darci Zacaron, PSDP

Primeiro Tesoureiro: Pe. Benildo Ceresa, PSDP

Segundo Tesoureiro: Ir. Lauri Carlesso, PSDP

 

Conselho Fiscal: Ir. Cleber Monegat, PSDP, Pe. Anésio Ferla, PSDP e Ir. Eliseu Sauthier, PSDP