Pe. Noicir Marchetti celebra 25 anos de Sacerdócio

No último Domingo (10) a Congregação  Pobres Servos da Divina Providência rendeu graças pelos 25 anos de Sacerdócio de Pe. Noicir J. Marchetti, PSDP. A Celebração aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia, no bairro Restinga, em Porto Alegre/RS.

Pe. Noicir está em missão em Roma, mas fez questão de celebrar aqui no Brasil, onde foi ordenado, em 07 de novembro de 1993, perto de familiares e amigos. No dia 04 de fevereiro, a Missa aconteceu na cidade de Farroupilha/RS.

HISTÓRICO

Pe. Noicir José Marchetti nasceu em 12 de julho de 1965, em Relvado, então município de Encantado/RS.

Filho de Angelin Domingo Marchetti e de Angelina Pavan, in memoria, sendo o último de 8 irmãos.

Pe. Noicir ingressou no Seminário da Congregação, Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, em 1978.

Em 1985, foi para a Itália onde viveu o Noviciado.

Emitiu a Primeira Profissão Religiosa no dia 8 de setembro de 1986, em Roma. Após o Noviciado, cursou a Filosofia e a Teologia em Verona, integrando comunidades da Congregação que prestavam assistência a crianças em vulnerabilidade social.

Em 1991 regressou para Roma, onde fez o Mestrado em Teologia, com especialização em Antropologia Teológica.

Aos 11 dias de julho de 1993 foi ordenado Diácono pela imposição das mãos de Dom Geraldo Majela, então Prefeito da Congregação para o Culto Divino, em San Zeno in Monte, Verona.

Em agosto regressou para o Rio Grande do Sul, exercendo o Ministério Diaconal na Paróquia da Misericórdia.

No dia 7 de novembro de 1993 foi consagrado Sacerdote pela imposição das mãos de Dom Paulo Moretto, atualmente Bispo Emérito da Diocese de Caxias do Sul, na Igreja matriz de Farroupilha.

Em 1997, recebeu uma nova obediência que o chamava novamente para a Itália, junto à Paróquia Santa Maria Assunta e San Giuseppe em Roma.

Em 2004, foi chamado a coordenar a Pastoral da Saúde e a colaborar no âmbito da formação dos Colaboradores do Hospital da Congregação, em Negrar/Verona, permanecendo ali por 8 anos.

De 2012 até 2014 foi Superior da Casa Mãe da Congregação, em Verona. Após, recebeu a missão de atuar na direção da atividade social da Congregação em Roma, e como superior daquela comunidade religiosa, onde continua ainda hoje.

 

Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e o resto vos será dado em acréscimo.  (Mt 6,33)