No caminho da espiritualidade da paz à luz da Pedagogia Calabriana.

"Irmanados para construir a cultura da paz", essa foi a matéria de capa da edição jan | fev | março da revista A Ponte, que trazia como referência a Campanha da Fraternidade 2018, tendo como Fundamento Bíblico: "Vós sois todos irmãos" (Mt23,8).

"A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018 NOS MOBILIZA A AGIR EM PROL DA PAZ. GERAR UM MOVIMENTO DE "SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA" É MISSÃO DE TODO BATIZADO E DE TODA PESSOA DE BOA VONTADE."

Hoje, às vésperas de uma decisão tão importante e que diz respeito a todos, que dará um novo destino ao nosso país, gostaríamos de resgatar essa reflexão, afinal de contas nós comprometemos em assumir essa proposta, tão necessária, trazida pela CNBB. E, ela nos orienta em sua última Nota Oficial, publicada no dia 24 de outubro: "Eleições são ocasião de exercício da democracia que requer dos candidatos propostas e projetos que apontem para a construção de uma sociedade em que reinem a justiça e a paz social. Cabe à população julgar, na liberdade de sua consciência, o projeto que melhor responda aos princípios do bem comum, da dignidade da pessoa humana, do combate à sonegação e à corrupção, do respeito às instituições do Estado democrático de direito e da observância da Constituição Federal."

À luz dos cinco gestos da pedagogia mística Calabriana, nós tentamos apresentar essa temática e as perspectivas de atuação:
"Na perspectiva calabriana, "O Espírito de Família" é por excelência o caminho metodológico para a construção da cultura de paz e a superação da violência. Do reconhecimento da paternidade de Deus, surge a inalienável dignidade humana, e da expressão de nossa irmandade, o vínculo que nos aproxima e convida à acolhida do irmão em dificuldade. Como alguém que se preocupa com os atos "perigosos" de um membro de sua família, nossa atitude não deve ser a de flagelar ou marginalizar, mas de educar, acolher e promover esse irmão para que não se afaste do bom caminho (Germano Passoello, coord. técnico CPIJ).
Confira a essa matéria completa na íntegra, abaixo.
 
Na foto crianças atendidas pelo Centro de Promoção da Infância e da Juventude - CPIJ.
 
 
 Deus é Pai e somos todos Irmãos".