Loading color scheme

Divulgado nova data para o XII Capítulo Geral dos Pobres Servos

Comunicação

O Conselho Geral da Congregação Pobres Servos acaba de divulgar nova data para o XII Capítulo Geral. Será em fevereiro de 2021, simultaneamente com o Capítulo das Irmãs Pobres Servas, já agendado para o mesmo período.

Comunicado divulgado pelo Conselho Geral, no dia 25 de julho de 2020:

Queridos irmãos, irmãs e leigos da Família Calabriana, após cuidadosa reflexão e oração, o Conselho Geral dos Pobres Servos, juntamente com os delegados e os coordenadores de missão, estabeleceu que a nova data do XII Capítulo Geral será em fevereiro de 2021, podendo sofrer alterações devido a pandemia.

Além disso, à luz do compartilhamento com o Conselho Geral dos Pobres Servos, foi decidido que o Capítulo dos Pobres Servos ocorrerá simultaneamente com o Capítulo das Irmãs Pobres Servas, já agendado para o mesmo período. Os dois eventos permanecerão distintos, como previsto pelo direito canônico, mas as fases de preparação e algumas celebrações serão vividas juntas, fortalecendo um caminho já iniciado há algum tempo de proximidade e comunhão entre os vários ramos da Família Calabriana.

O Capítulo dos Pobres Servos havia sido agendado originalmente para maio de 2020, mas foi adiado devido à pandemia de coronavírus, que ainda afeta muitos países do mundo. Se a situação de pandemia não se resolver, nos próximos meses ou até a nova data escolhida, o Capítulo poderá ser adiado novamente, mas isso será avaliado no momento oportuno e sempre com amplo compartilhamento da Obra e dos órgãos competentes da Igreja.

Por outro lado, o Capítulo não poderá ocorrer de forma remota, uma vez que a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica esclareceu com uma carta dirigida a todos os religiosos que este evento requer a presença física dos participantes para garantir verdadeira sinodalidade e corresponsabilidade nas decisões. Nem mesmo a situação excepcional que estamos enfrentando nos permitirá desrespeitar esse princípio.

A esperança manifestada pelos dois Conselhos e Delegados, também aprovados pelos Delegados e Delegadas das Irmãs, é que os dois Capítulos possam ser realizados em Verona nas respectivas Casas Mãe, em San Zeno in Monte para os Irmãos e na Santa Toscana para as Irmãs. Se fosse possível realizar esse desejo, os dois lugares dariam a oportunidade de combinar um alto valor simbólico com a oportunidade de incentivar a sobriedade máxima em resposta às sérias dificuldades relacionadas ao contágio que estão causando grande sofrimento e pesadas incertezas sobre o futuro dos pobres nos locais onde a Obra está presente, na Itália e no mundo.

Além disso, como já foi dito, a proximidade dos dois lugares permitiria viver alguns momentos de comunhão, de acordo com as modalidades a serem definidas. Certamente algumas celebrações capitulares poderiam ser vividas juntas, bem como os dias dedicados à discussão e reflexão sobre a Família Calabriana, com a participação, além das capitulares e capitulares, dos leigos e Missionárias dos Pobres. Uma comunhão que será mais vivida graças à opção de compartilhar o mesmo Instrumentum Laboris nos Capítulos.

O desenvolvimento simultâneo dos dois Capítulos, mantendo as especificidades respectivas das duas Congregações, representaria outro sinal profético de comunhão e seria a consequência natural da jornada sinodal de preparação na qual toda a Família Calabriana está envolvida desde a primavera de 2019 – afirmam o Casante Padre Miguel Tofful e a Madre Geral Lucia Bressan agora, neste tempo de espera, desejamos que essa tensão sinodal seja mantida e fortalecida em todas as delegações e missões em que o trabalho está presente. Estamos perto da Família Calabriana e pedimos a todos que se juntem em oração pelas muitas pessoas que são duramente atingidas pela pandemia ou que estão sofrendo por causa disso.