Loading color scheme

Projeto PopRua é renovado e oferece acolhida e cuidado para a população de rua

Social

O projeto PopRua RS de Porto Alegre, fruto de parceria entre a Secretaria de Trabalho e Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul (Stas) e a Rede Calábria (Instituto Pobres Servos), foi renovado por mais três meses. Diariamente, mais de 300 pessoas em situação de rua acessam o serviço, que conta com a oferta de alimentação, higiene pessoal, pernoite e encaminhamentos técnicos.

Alimentação balanceada e de qualidade garante mais de 700 refeições por dia

“É uma luz para quem precisa”

O PopRua recebe diariamente dezenas de homens e mulheres em situação de rua que buscam acolhida, alimentação, orientação técnica e um local seguro e aconchegante para dormir e passar à noite. Muitas histórias de abandono e dificuldades se misturam com a esperança e a gratidão pela oferta dos serviços prestados.

Com a pandemia do coronavírus e a redução dos comércios locais e a consequente mudança na vida noturna na cidade, as dificuldades de quem está em situação de rua foram ainda mais agravadas. Essas pessoas vêm no PopRua a chance de saírem das calçadas geladas da capital para terem um lugar seguro com a oferta de possibilidades que garantem o mínimo de dignidade e condições de vida em meio a um período tão difícil para todos nós.

Um dos atendidos, que não quis ser identificado, relatou que o projeto é uma luz para quem precisa e que a oferta de roupas, higiene e alimentação fazem total diferença no seu dia a dia.

Oferta de banho e higiene pessoal é diferencial do serviço

“Trabalho todos os dias com reciclagem e é muito difícil achar um bom lugar, com segurança para se alimentar, tomar banho e as vezes conseguir roupas. Tenho 31 anos e essa vida é muito difícil. É uma luz esse lugar aqui”, comentou.

O projeto PopRua supre uma demanda crescente por atenção e oferta de benefícios essenciais para garantir o mínimo de cidadania e condições humanas para aqueles que estão em situação de rua e tiveram suas vulnerabilidades ainda mais agravadas pela pandemia que já dura mais de um ano.

Procura pelo serviço superou expectativa e justifica a renovação

O projeto Pop Rua inicialmente foi previsto para atender até 200 pessoas por dia. A necessidade e o serviço de qualidade do projeto traz cada dia mais interessados em acessar os benefícios colocados à disposição das pessoas em situação de rua.

Por dia, mais de 300 pessoas acessam o serviço. 150% a mais que o fluxo inicialmente previsto. 700 refeições são servidas, entre café da manhã, almoço, café da tarde e janta.

Colaboradores também ficam de prontidão para a oferta de banho e higiene e atendimento técnico como encaminhamento para confecção de documentos e até mesmo para mudança de município.

 

O carisma calabriano presente no atendimento é um diferencial

“Quem se dedica aos mais necessitados experimenta o céu aqui na Terra – São João Calábria”

Todas as atividades da Rede Calábria se fundamentam no carisma calabriano de acolhida, fraternidade e olhar caridoso. O fundador São João Calábria tinha atenção especial para pessoas abandonadas, pobres e quem mais precisava de ajuda. O atendimento às pessoas em situação de rua ilustra o seguimento do carisma calabriano na prática, com a visão de acolher e promover vidas.

Conversamos com o Régis, que aceitou ser identificado e nos disse estar muito feliz pela renovação do PopRua. Já frequenta o lugar desde a inauguração em dezembro de 2020.

“As pessoas aqui nos tratam muito bem. Sempre com um sorriso”, disse. Régis gravou um depoimento onde expressa como enxerga a relevância do atendimento às pessoas em situação de rua.

 A coordenadora do projeto Pop Rua, Larissa Jorge enfatiza que o projeto é ainda mais importante especialmente durante o período de pandemia, onde as vulnerabilidades são agravadas. Larissa comenta que o trabalho realizado demonstra grande diferencial e potência nas ações pela grande e completo amparo que disponibiliza aos atendidos.

 

Atendimento humanizado e com a visão de acolher e promover vidas a partir do carisma calabriano são diferenciais do programa

 

 “Importante porque oferece acolhida, alimentação, local para higienização e espaço para pernoitar. Potente, porque vem trazendo dignidade à população em situação de rua, acesso a direitos e mobilidade urbana.  Penso que na atual conjuntura social termos todas essas possibilidades em um só lugar é de grande relevância social”, defende a coordenadora.

Programa é parceria com o Estado do RS e espera-se a renovação durante 2021

Inicialmente, o PopRua, coordenado pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Stas), foi executado em cinco municípios – Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Rio Grande – durante três meses, mas, segundo o governador, o propósito é estender o programa ao longo do ano de 2021.

Governador lançou programa que será será implementado em Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Rio Grande – Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

A iniciativa é resultado da parceria entre Estado, terceiro setor e empresas que contribuíram com recursos destinados ao fundo do Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (Pró-Social), que concede incentivo fiscal para o financiamento de projetos sociais no Estado às empresas, através da renúncia do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), autorizado pelo Executivo Estadual. 

O local de atendimento está situado no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Azenha (av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 155, Praia de Belas). O atendimento é ofertado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Disponível em: SITE REDE CALÁBRIA