Loading color scheme

Encontro de Gestores Calabrianos reuniu colaboradores de todo o Brasil

Notícias

O Encontro de Gestores Calabrianos precisou ser adaptado e aconteceu nos dias 19 e 20 de maio de forma remota, devido a atual situação de Pandemia da COVID-19.

Em sua 17ª Edição, o tema foi Missão e Inovação: O pós-pandemia e as novas práticas na Organização Calabriana.

No 1º dia tivemos a participação especial do Ecônomo Geral da Congregação Pobres Servos, Irmão Gedovar Nazzari (Itália), falando dos desafios da gestão no enfrentamento de crises. Somos chamados a administrar com esperança, fazendo uso das tecnologias a nosso dispor com base na gestão calabriana. Lembrou das palavras de São João Calábria: “estamos atravessando uma hora trágica, mas ela é também a hora de Deus”. Atravessamos um momento difícil, mas também de oportunidades, concluiu.

Padre Adelmo, Ecônomo de Delegação (Brasil) apresentou um panorama das atividades em nível de Delegação. Falou ainda das dificuldades durante a Pandemia, principalmente na área sanitária. Também trouxe palavras animadoras, já que o trabalho continuou acontecendo, não deixando desamparado os que mais precisam.

Padre Gilberto Bertolini abordou o tema “A Inteligência Artificial e os desafios do futuro”. Segundo o Delegado, Padre Calábria alertava que devemos estar atentos aos “novos desígnios” dos tempos atuais. Hoje estamos vivendo num mundo de transformações digitais, da automação e da Inteligência Artificial. Com o volume de informações, a velocidade das mudanças e variedade de opções necessitamos formular as perguntas certas e mais bonitas para, juntos, encontrarmos soluções para os tempos atuais. É preciso criatividade, inovação e muito aprendizado para preparar as novas gerações frente um futuro sem emprego, com o surgimento novas formas de trabalho e relacionamentos, sem nos distanciarmos dos valores do Evangelho.  A era da Inteligência Artificial, mais do que tecnologias, diz respeito ao ser humano e às estratégias. Padre Calábria escrevia em 1952 que “A humanidade, em cada tempo e período, usa aqueles meios que a Providência fornece: uns devem valorizar os meios primitivos, outros os mais aperfeiçoados, nós as máquinas de todos os tipos, produzidas pelo nosso tempo. Cada um deve viver o seu tempo, cada um deve prestar contas daquilo de que dispõe.”

Afinal, estamos nos preparando para o futuro? As nossas atividades ajudam as pessoas para as novas realidades? E o que faremos para atender e enfrentar as novas pobrezas?

No 2º dia, o Evento contou com a assessoria da Prof. Crismari Delfino, Diretora da Possibilità Desenvolvimento do Ser Humano, na palestra “Gestão e Inovação nos tempos de incertezas”. Crismari falou sobre a transformação digital, competências, processos, a cultura do aprendizado. Afinal, o momento pede um novo perfil de líder para dar conta de todas essas mudanças que estão acontecendo no mundo do trabalho.

Prof. Doutor Luciano Marques de Jesus, famoso por suas aulas a respeito da vida e obra de Viktor Frankl, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), falou sobre o “cuidado da vida”, em uma perspectiva filosófica e humanista. Impossível não se emocionar com a capacidade do Ser humano de enfrentar coisas terríveis e ainda assim encontrar um sentido na vida. 

Além do caráter formativo, o encontro proporcionou momentos de espiritualidade/animação e fraternidade, com a colaboração da Equipe de Pastoral da Rede Calábria e Postulantes Pobres Servos. 

Foi a primeira vez que a Delegação realizou um evento online de tal proporção, incluindo expectadores da América Latina, Itália, Angola; sejam religiosos, leigos, irmãs Pobres Servas, e claro, com participação de todas as lideranças das atividades do país: Abrigo João Paulo II, Rede Calábria e Paróquia N. Sra. da Misericórdia (Porto Alegre); Centro Social e Paróquia São Jorge (Rio Grande); Seminário Apostólico (Farroupilha); COV Mãe de Deus e Paróquia N. Sra das Graças (Feira de Santana); CESJO, Lar Calábria e Paróquia Mãe da Divina Providência (São Luís); CESM, Hospital Divina Providência, Centro Dermatológico Marcelo Cândia, Abrigo João Paulo II e Paróquia Nazaré (Marituba); Centro Educ. N. Sra. Aparecida e Paróquia São João Batista (Jacundá);  AMECC (Guarabira); IPLC e Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Limoeiro); Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Macapá); Santuário Imaculado Coração de Maria (Nova Andradina), Paróquia Santo Antônio de Pádua (Batayporã), Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Taquarussu), Paróquia São João Calábria e COV Rainha dos Apóstolos (Campo Grande) Paróquia São Vicente de Paulo (Ponta Porã) e demais comunidades religiosas.

Padre Adelmo finalizou o Encontro agradecendo a todos os participantes, palestrantes e colaboradores que contribuíram para que o evento acontecesse.