Loading color scheme

“Sejam sacerdotes de povo, não clérigos de Estado!”

Igreja

No 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, Francisco presidiu a Missa com a ordenação sacerdotal de nove diáconos na Basílica de São Pedro.

Imagem: VaticanNews

Em sua homilia refletiu sobre a missão do sacerdote destacando três aspectos: Proximidade, compaixão e ternura. No que se refere à proximidade, o Sumo Pontífice aponta a relação que o Sacerdote deve ter com Deus, exaltando a oração e a vivência dos Sacramentos “Um sacerdote que não reza lentamente apaga o fogo do Espírito em seu interior”. Também comenta a proximidade necessária do presbítero com o povo de Deus, lembrando-se sempre que ele mesmo, o sacerdote, saiu do povo para Deus, em favor do povo de Deus.

 O Vigário de Cristo continua alertando para uma atitude de “Pai”, que perde tempo ouvindo e consolado seus “filhos”, que o sacerdote deve assumir, e que o coração do Padre deve estar repleto de compaixão e ternura. Por isso afirma “Sejam sacerdotes de povo, não clérigos de Estado”. É um apelo que o Papa faz em seu pontificado “sacerdotes com cheiro das ovelhas”, que participem ativamente das dores e alegrias do povo, consolando, aconselhando, chorando e alegrando-se com as ovelhas que o Senhor Deus lhes confiou.

 

Leia mais em <  https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-04/papa-francisco-missa-ordenacoes-sacerdotais-abril-2021.html