Loading color scheme

Papa no Angelus: a alegria é a regra para os cristãos

Igreja

PAPA FRANCESCO

ANGELUS

Praça de São Pedro,
domingo, 13 de dezembro de 2020


 Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O convite à alegria é característico do tempo do Advento: a expectativa do nascimento de Jesus, a expectativa que vivemos é alegre, um pouco como quando esperamos a visita de uma pessoa que amamos muito, por exemplo um amigo que não vemos, há muito tempo, um parente ... Estamos em alegre expectativa. E esta dimensão da alegria emerge especialmente hoje, terceiro domingo, que se abre com a exortação de São Paulo "Alegrai-vos sempre no Senhor" (Antífona de entrada; cf. Fil.4.4.5). "Alegrar!". Alegria cristã. E qual é o motivo dessa alegria? Que "o Senhor está perto" (v. 5). Quanto mais perto o Senhor está de nós, mais estamos em alegria; quanto mais longe está, mais tristes ficamos. Esta é uma regra para os cristãos. Certa vez, um filósofo disse algo mais ou menos assim: “Não entendo como se pode acreditar hoje, porque quem diz que acredita tem o rosto alerta. Eles não testemunham a alegria da ressurreição de Jesus Cristo ”. Tantos cristãos com aquele rosto, sim, rosto de velório, rosto de tristeza ... Mas Cristo ressuscitou! Cristo te ama! E você não tem alegria? Vamos pensar um pouco e dizer: “Estou feliz porque o Senhor está perto de mim, porque o Senhor me ama, porque o Senhor me redimiu?”.

O Evangelho segundo João apresenta-nos hoje o carácter bíblico que - com exceção de Nossa Senhora e de São José - experimentou em primeiro lugar a expectativa do Messias e a alegria de o ver chegar: falamos naturalmente de João Batista (cf. Jo 1, 6-8.19-28).

O evangelista apresenta-o de maneira solene: «Veio um homem enviado por Deus [...]. Ele veio como testemunha para dar testemunho da luz ”(vv. 6-7). O Batista é a primeira testemunha de Jesus, com a palavra e com o dom da vida. Todos os Evangelhos concordam em mostrar como ele cumpriu sua missão ao apontar Jesus como o Cristo, o Mensageiro de Deus prometido pelos profetas. João era um líder de seu tempo. Sua fama se espalhou por toda a Judéia e além, até a Galileia. Mas não cedeu nem por um momento à tentação de chamar a atenção para si: dirigiu-se sempre para Aquele que havia de vir. Ele disse: "Para ele não sou digno de desatar a correia da sandália" (v. 27). Sempre apontando o Senhor. Como Nossa Senhora: o Senhor sempre sinaliza: “Faze o que Ele te diz”. Sempre o Senhor no centro. Os santos ao redor, sinalizando ao Senhor. E quem não sinaliza o Senhor não é santo!

Esta é a primeira condição da alegria cristã: descentralizar-se e colocar Jesus no centro . Isso não é alienação, porque Jesus é efetivamente o centro , é a luz que dá sentido pleno à vida de cada homem e mulher que vem a este mundo. É o mesmo dinamismo do amor, que me leva a sair de mim mesmo não para me perder, mas para me encontrar enquanto me dou, enquanto procuro o bem do outro.

João Batista percorreu um longo caminho para testemunhar Jesus. O caminho da alegria não é uma caminhada. É preciso trabalhar para estar sempre alegre. João deixou tudo, desde muito jovem, para colocar Deus em primeiro lugar, para ouvir a sua Palavra com todo o seu coração e todas as suas forças. João retirou-se para o deserto despojando-se de tudo o que era supérfluo, para ficar mais livre para seguir o vento do Espírito Santo. Claro, alguns traços de sua personalidade são únicos, irrepetíveis, não disponíveis para todos. Mas seu testemunho é paradigmático para quem deseja buscar o sentido de sua vida e encontrar a verdadeira alegria. Em particular, o Batista é um modelo para aqueles na Igreja que são chamados a anunciar Cristo aos outros: eles só podem fazê-lo desapegados de si mesmos e do mundanismo, não atraindo as pessoas a si mesmas, mas dirigindo-as a Jesus. A alegria é esta: orientar-se para Jesus, e a alegria deve ser a característica da nossa fé. Mesmo nos momentos sombrios, aquela alegria interior, de saber que o Senhor está comigo, que o Senhor está conosco, que o Senhor ressuscitou. O senhor! O senhor! O senhor! Este é o centro de nossa vida e este é o centro de nossa alegria. Pense bem hoje: como me comporto? Sou uma pessoa alegre que sabe transmitir a alegria de ser cristão ou sou sempre como os tristes, como disse antes, que parecem velar? Se eu não tiver a alegria da minha fé, não poderei dar testemunho e outros dirão: "Mas se a fé é tão triste é melhor não tê-la". saber que o Senhor está comigo, que o Senhor está conosco, que o Senhor ressuscitou. O senhor! O senhor! O senhor! Este é o centro de nossa vida e este é o centro de nossa alegria. Pense bem hoje: como me comporto? Sou uma pessoa alegre que sabe transmitir a alegria de ser cristão ou sou sempre como os tristes, como disse antes, que parecem velar? Se eu não tiver a alegria da minha fé, não poderei dar testemunho e outros dirão: "Mas se a fé é tão triste é melhor não tê-la". saber que o Senhor está comigo, que o Senhor está conosco, que o Senhor ressuscitou. O senhor! O senhor! O senhor! Este é o centro de nossa vida e este é o centro de nossa alegria. Pense bem hoje: como me comporto? Sou uma pessoa alegre que sabe transmitir a alegria de ser cristão ou sou sempre como os tristes, como disse antes, que parecem velar? Se eu não tiver a alegria da minha fé, não poderei dar testemunho e outros dirão: "Mas se a fé é tão triste é melhor não tê-la". ou são sempre como os tristes, como disse antes, que parecem estar acordados? Se eu não tiver a alegria da minha fé, não poderei dar testemunho e outros dirão: "Mas se a fé é tão triste é melhor não tê-la". ou são sempre como os tristes, como disse antes, que parecem estar acordados? Se eu não tiver a alegria da minha fé, não poderei dar testemunho e outros dirão: "Mas se a fé é tão triste é melhor não tê-la".

Rezando agora ao Angelus , vemos tudo isso plenamente realizado na Virgem Maria: ela esperou em silêncio pela Palavra de salvação de Deus; ele ouviu, aceitou, concebeu. Nela Deus tornou - se próximo . É por isso que a Igreja chama Maria de " causa da nossa felicidade ".


Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs,

Saúdo todos vós, Romanos e Peregrinos.

Saúdo de modo especial o grupo que veio representar as famílias e os filhos de Roma, por ocasião da bênção dos "Bambinelli", encontro organizado pelo Oratório Romano. Este ano poucos de vocês estão aqui por causa da pandemia, mas sei que muitas crianças e jovens estão reunidos nos oratórios e em suas casas e nos acompanham através da mídia. Saúdo cada um e abençoo as estatuetas de Jesus, que serão colocadas no presépio, sinal de esperança e alegria. Em silêncio, abençoemos os pequeninos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo . Quando você reza em casa, em frente ao presépio com sua família, deixe-se atrair pela ternura do Menino Jesus, nascido pobre e frágil entre nós, para nos dar o seu amor.

Desejo a todos um feliz domingo. Não se esqueça da alegria! O cristão é alegre de coração, mesmo nas provações; ele está alegre porque está perto de Jesus: é Ele quem nos alegra. E, por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus! 


© Copyright - Libreria Editrice Vaticana