Semana Vocacional Calabriana chega a sua nona edição em 2017

Simposio_vocacional_calabriano
Semana Vocacional Calabriana chega a sua nona edição em 2017
A IX Semana Vocacional Calabriana deste ano, que está sendo de 30 de Abril a 07 de Maio de 2017 (ela pode ser realizada em outra semana, que melhor enquadra nas atividades), propõe a reflexão sobre o tema/lema: Eles deixaram tudo e seguiram a Jesus!
 A proposta desta semana é de uma animação vocacional calabriana criativa e atual, testemunhando nossa fé em sintonia com o simpósio vocacional e o ano vocacional calabriano que iniciará em outubro deste ano. A semana vocacional visa uma maior presença testemunhal e alegre com as juventudes, os adolescentes e crianças das nossas realidades de missão, desenvolvendo, à luz do ?deixaram tudo e seguiram a Jesus? (Lc 5, 11), a construção de uma cultura vocacional na missão da Família Calabriana, a fim de formar discípulos, irmãos missionários. Que a presença e o testemunho de cada religioso e religiosa, noviços(as), postulantes, aspirantes, formados(as) e leigos e leigas, nesta IX Semana Vocacional, contribua para despertar na vida de muitas pessoas, o chamado que Deus ainda hoje continua fazendo.
 
Nossos Objetivos:
- Celebrar o dom da vocação em nossa família religiosa calabriana;
- Despertar nossos jovens para o chamado a fé em comunhão com a comunidade cristã;
- Promover de maneira explicita a vocação específica: Somos desejosos de apresentar o nosso ?Jeito Calabriano de Ser?, mostrando de maneira especial aos jovens como é a nossa vida e a vida de tantas pessoas que doaram suas vidas a exemplo de São João Calábria. Queremos assim testemunhar que vale a pena ser religioso(a) Pobre Servo(a) da Divina Providência nos dias atuais;
- Promover, em todas as nossas casas e atividades, um espaço de reflexão e consciência vocacional que alimente na grande Família Calabriana (religiosos e religiosas, leigos(as) calabrianos, colaboradores e pessoas em contato com nossas atividades) ?um Jeito Calabriano de ser? na família, na comunidade e na sociedade.
 
Durante a semana vocacional somos convidados a: Enfatizar a Espiritualidade Vocacional Calabriana; Promover a oração pelas vocações e o Dia Mundial de Oração pelas Vocações ? 4° domingo da páscoa; Apresentar a vida consagrada como uma proposta para os dias atuais; Organizar e dinamizar em todas as comunidades religiosas e suas respectivas atividades, assim como nos grupos calabrianos, em comunhão com o SAV da sua regional, as atividades a serem realizadas durante a semana vocacional; Sugerir o acesso e o compartilhamento da página no facebook: www.facebook.com/conecteseavida para as atividades realizadas da semana vocacional.
 
cartaz_vocacionalSignificado do cartaz:
Destacam-se no Logo: Barca, os raios , as imagens de São João Calabria e Jesus Cristo. A barca: Significa a Familia Calabriana convidada a navegar nos mares da atualidade, tendo presente o carisma Calabriano como orientador de suas ações. A cruz: O Mastro que está acima da barca está em um formato de cruz. A cruz salvadora de Jesus é a que direciona nossa caminhada e sustenta nossa vocação. Os Raios: Os raios de sol iluminam a barca e não deixam esta se perder na imensidão do mar. É uma força constante que preenche e dá sentido ao navegar, rumo à aguas cada vez mais profundas. Imagem de São João Calabria: Possuímos um carisma que devemos testemunha. Nossa barca possui as marcas de nossa espiritualidade que deseja ser uma presença constante no mundo. Imagem de Jesus Cristo: Jesus Cristo é o sol que nos orienta. A Espiritualidade e nosso agir vocacional possui sentido somente em Jesus Cristo, o animador vocacional por excelência. Círculo: Toda a dinâmica vocacional deve ser realizada na circularidade de nossas relações e exemplos em vista da construção do Reino de Deus hoje e sempre. 
No uso do cartaz com grupos pode-se imprimir ou recortar as partes separadas: As palavras (IX Semana Vocacional Calabriana); O lema (Eles deixaram tudo e seguiram a Jesus); O círculo com a cruz, a barca e os rostos do Calábria e de Jesus (pode-se separá-los também); e o restante do cartaz. Montar o cartaz e grupos, criando uma dinâmica de motivação (como quebra cabeça, por exemplo, ...)
Não tenhamos dúvida que o presente e o futuro de nossa Família Religiosa passam por estas pequenas iniciativas que abraçamos. A promoção das Vocações é uma missão prioritária para todos nós. Em caso de dúvidas entre em contato com o responsável do SAVC de sua regional.
 
Que a consciência vocacional e o cuidado de todas as vocações encontrem sempre mais acolhida em nossas casas e comunidades.
Uma boa semana Vocacional!