52º dia Mundial das Comunicações

Aproxima-se O 52º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS e a luz da mensagem do Papa Francisco para esse dia, em que traz como tema "'A verdade vos tornará livres' (Jo 8, 32).  Fake news e jornalismo de paz", reuniam-se agentes de comunicação, dos mais diversos setores pastorais nas dependencias da Livraria Paulinas de Porto Alegre - RS.
 
O encontro aconteceu no último sábado, 05, e contou com a Palestra de Moisés Sbardelotto, jornalista, mestre e doutor em Ciências da comunicação. Autor do livro "E O VERBO SE FEZ REDE", Editora Paulinas.
 
As ditas Fake news, estão em toda a parte, whatsapp, facebook, jornais, revistas, tv... Moisés chamou-as de "fatos alternativos", "informções não objetivas" em uma "era-pós-factual" ou "era pós-verdade". Sempre há interesses por trás, o que descontraidamente ele chamou de "informações interesseiras".
 
Devemos nos preocupar com o que está em jogo: os valores morais.
 
O Papa traz do grego o termo "mimético" ao dizer que tais informações tem a capacidade de nos enganar, parecer plausível, mas alerta para ter cuidado com a falsa dicotomia e a falsa polarização.
 
Em uma época de "curtir ou descutir", "happyornot", 'hotornot", "fica ou sai"... 
Moisés alerta "Onde ficam as nuances? Onde ficam as sutilezas? As diversidades? A pluralidade?
 
Estiveram presentes representando a Delegação Nossa Senhora Aparecida Heloisa Fernandes, Gestora de Comunicação e Ir. Dario, Psdp, que em nome da Congregação dos Pobres Servos, agradecem as Irmãs Paulinas pela oportunidade de participar da formação, sendo inclusive de forma totalmente gratuita.
 
 
As Irmãs Paulinas que são pioneiras em comunicação, atuando com Gravadora, Editora, Tv Web e como lema "A comunicação a Serviço da Vida", sabem a importância de ter pessoas preparadas para fazer uso das ferramentas de comunicação, prezando sobretudo a ética e responsabilidade social.