112 anos da Obra Calabriana

Há 112 anos nascia a Obra Calabriana, com a Missão específica de avivar no mundo a fé e confiança em Deus Pai Providente.
 
A Obra calabriana é uma família religiosa composta pelas Congregações dos Pobres Servos e das Pobres Servas da Divina Providência, fundadas em Verona por São João Calábria em 1907 e 1910, respectivamente. Mais tarde, em 1962 foi fundada no Uruguai  a congregação das Missionárias dos Pobres que, sob a lei diocesana,  tornou-se parte da Obra. 
 
Falar de FAMÍLIA CALABRIANA nos remete as realidades multifacetadas de pessoas, atividades e instiuições inspirados no carisma de São João Calábria que estão comprometidos em cumprir sua missão em muitas partes do mundo.
 
Mensagem do Casante Pe. Miguel Tofful para esse 26 de novembro:
 
Queridos irmãos e irmãs da família calabriana!

Hoje celebramos 112 anos do início da Obra. Nosso agradecimento e reconhecimento a Deus Pai Providente que, com um olhar e cuidado muito especial, quis fundar esta Obra, para que ela seja luz e esperança para muitas almas.

Nesta ocasião, fazemos nossas as palavras de São João Calábria pronunciadas na celebração dos 25 anos de fundação: ?Meditamos toda a longa série de favores, de graças, de benefícios que o Senhor, durante esses anos derramou sobre essa sua Obra, sem considerar as demais graças, os demais benefícios que, por serem de ordem sobrenatural, não são por nós meditados e valorizados como aquilo que nós vemos e que se apresenta aos nossos sentidos. No entanto é um fato que essa Obra, como várias outras vezes já lhes falei, nos desígnios de Deus compre estas maravilhas com sua simples existência ... Lembremo-nos todavia, ó meus queridos, que ao mesmo tempo pesa sobre nós uma grandíssima responsabilidade, pois somente de nós, unicamente de nós depende que essa Obra viva, prospere, se difunda, relizando o bem pelo qual a Providência divina a fundou?. (Carta II, 26 novembro de 1932)

Meu convite fraterno a todos nós para manter esta lâmpada de Deus viva e acesa em nossos corações, a qual permanecerá viva se a alimentarmos com o óleo da fé, do amor de Deus e da caridade para com os mais pobres e mais abandonados.

Que o Espírito Santo faça germinar e colher em nós e na Obra os sinais proféticos de comunhão que devemos transmitir ao mundo.

Muitas felicidades a todos!

Lembro todos vocês na minha oração. Deus vos abençoe.

Um abraço fraterno.


P. Miguel Tofful

Casante
 
O Delegado, Pe. Gilberto Bertolini também dá o seu recado:
"A Obra Calabriana dos Irmãos e Padres Pobres Servos e Irmãs Pobres Servas da Divina Providência, Irmãs Missionárias dos Pobres, Irmãos e Irmãs Externos, leigos e leigas Calabrianos, colaboradores/as, benfeitores/as, amigos/as, pessoas que vivem conosco ou estão ligadas à nós pelo amor ao Carisma, celebra hoje 112 anos de uma linda história conduzida pelo bom Deus Pai Providente. Quantas graças e quanta responsabilidade em fazermos parte desta grande família. 
 
Dia 26 de novembro de 1907 nasce a Casa dos Bons Meninos e é assim que nasce a Obra. Na manhã seguinte do dia 26, Pe. Calábria escreve para o padre Pio Visentini "Dou-lhe uma boa notícia... Ontem em São João do Vale foi aberta uma pequena casa. Deus até agora conduziu bem as coisas. Lá estão sete meninos e com eles o padre Deodato Desenzani. Peço-lhe que me ajude com a oração e depois... também como Deus lhe inspirar." O início é muito simples, humilde, sem barulho e sem inauguração. Somente a alegria de um novo lar e a gratidão pelos benefícios da Divina Providência. Se a Obra começou numa simples casa, mais do que isso, pelo clima de família que essa casa proporcionou àqueles meninos, assim também devem ser hoje as nossas casas: fraternas, simples, acolhedoras, aconchegantes, servidoras. Casas onde olhamo-nos como irmãos/ãs, ajudamo-nos reciprocamente, partilhamos a vida e crescemos na vida espiritual.
 
Agradecer aos primeiros religiosos/as e leigos/as que doaram a sua vida na Obra. Deles guardamos o exemplo, o amor e a dedicação na busca do Reino de Deus, no reavivar no mundo à fé e confiança em Deus Pai providente e no serviço aos mais pobres. Hoje também nós, Irmãos e Padres Pobres Servos da Divina Providência, celebramos a fundação da Congregação há 112 anos. Parabéns a todos que doam a sua vida na missão.
 
Hoje a Obra está em festa. Muito obrigado Deus Pai providente!
 
Parabéns a todos e todas!". Pe. Gilberto Bertolini, Delegado.
 
Convidamos todos a rezarem conosco!
 
ORAÇÃO DA FAMÍLIA CALABRIANA
 
Ó Senhor, Deus Pai Misericordioso, olhai com benevolência para todos nós, membros da Família Calabriana; dignai-vos enriquecer-nos com vossa vida e animar-nos com vosso Espírito, para que respondamos fielmente ao vosso chamado. Conservai-nos sempre ó Senhor, no vosso amor pela intercessão da Imaculada Virgem Maria, de São José, de São João Calábria e de todos os nossos santos padroeiros. Envia-nos religiosos, religiosas e leigos de espírito apostólico, para que unidos em uma só família, acreditemos em Vós e na vossa Palavra. Fazei que, libertos das preocupações deste mundo, repletos de confiança em vossa Providência, e em comunhão com quem vos representa, estejamos prontos para fazer a vossa vontade e a sofrer com Cristo para que as almas acolham o vosso santo Reino. Amém.