Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado

Dia Mundial do Migrante: o convite do Papa a rezar com ele.
 
A reportagem é de Bianca Fraccalvieri - Cidade do Vaticano
 
No próximo domingo, 29 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Para a ocasião, o Papa Francisco celebrará a Santa Missa na Praça São Pedro.
Ao final da missa, durante a saudação aos fiéis com o papamóvel, o Santo Padre inaugurará um monumento ao migrante. Depois, rezará a oração do Angelus.
Celebrado inicialmente no terceiro domingo de janeiro, o Dia foi transferido pelo Papa Francisco para o segundo domingo de setembro e, a pedido de várias Conferências Episcopais, para o último domingo deste mês.
 
O Dia Mundial do Migrante e do Refugiado chega assim à sua 105ª edição, com o tema "Não se trata apenas de migrantes".
Na mensagem divulgada para este Dia, o Papa escreve: "Não está em jogo apenas a causa dos migrantes; não é só deles que se trata, mas de todos nós, do presente e do futuro da família humana. Os migrantes, especialmente os mais vulneráveis, ajudam-nos a ler os «sinais dos tempos». Através deles, o Senhor chama-nos a uma conversão, a libertar-nos dos exclusivismos, da indiferença e da cultura do descarte. Através deles, o Senhor convida-nos a reapropriarmo-nos da nossa vida cristã na sua totalidade e contribuir, cada qual segundo a própria vocação, para a construção dum mundo cada vez mais condizente com o projeto de Deus".