Pobres Servos participam do IV Congresso Vocacional do Brasil

O IV Congresso Vocacional do Brasil reuniu mais de 700 pessoas entre religiosos, leigos, sacerdotes e bispos de todas as regiões deste imenso país.
 
Realizado de 05 a 08 de setembro, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP), o objetivo deste Congresso foi refletir sobre a temática Vocação e Discernimento. Os dias de reflexão e partilha foram organizados entre plenárias, trabalhos de grupo e oficinas, além, é claro, dos diversos momentos celebrativos e de fraternidade.
 
Os momentos foram vividos com muita intensidade e alegria por todos os participantes que sentiram-se acolhidos e envolvidos nas dinâmicas realizadas, expressando o compromisso de toda a Igreja com o trabalho vocacional.
 
O IV Congresso, promovido pela CNBB, contou com a parceria da CRB com a realização dos Pré-Congressos em todas as regionais do Brasil onde muitas pessoas foram envolvidas nas reflexões e na escuta. O Texto-Base foi um instrumento de trabalho oportuno e motivador da caminhada feita como Igreja.
 
O trabalho vocacional que não deve ser feito apenas de eventos esporádicos, mas um movimento contínuo de todos os batizados, não só dos religiosos e ministros ordenados, que respondendo ao chamado que receberam, querem que outros também acolham o projeto de Deus em sua vida.
 
Pe. Jeilson Silva e Pe. Hermes José Novakoski participaram em nome da Congregação Pobres Servos da Divina Providência. A Família Calabriana que em 2017 realizou o Simpósio Vocacional, está se empenhando para que a cultura vocacional seja uma realidade concreta em todas as missões da Obra.
 
O Hino do Congresso expressa a importância e atualidade desta temática, pois Deus continua chamando, porque é nosso amigo e companheiro de caminhada. Sem medo, com a cabeça erguida, precisamos avançar para que a alegria do Evangelho chegue a mais pessoas e estas também sejam contagiadas pelo nosso entusiasmo. A hora, é agora! Não podemos esperar mais. Um renovado ardor missionário precisa ser sentido em toda a Igreja e todos somos chamados a missão. Uma fé madura, torna-nos missionários!
 
Hino do IV Congresso Vocacional
Letra e Música: D. Pedro Brito Guimarães
 
1. Mostrai-me, ó Senhor, vosso caminho
e fazei-me conhecer a vossa estrada.
Porque sois o Deus Amigo,
porque sois o Deus Irmão,
Vós que sempre estais comigo, amo a minha vocação!
 
Um passo à frente,
levante a cabeça,
contemple o infinito ao seu redor,
há muitos operários sem missão.
E passo a passo, estenda suas mãos,
desfaça a incerteza e o temor.
É hora de uma grande decisão!
 
2. Mostrai-me, ó Senhor, a vossa face
e fazei-me contemplar vossa beleza.
Porque sois o Deus da vida,
Sois o Deus da Criação,
Sois o Deus que me convida,
Sois o Deus de Coração!
 
3. Mostrai-me, ó Senhor, vossa bondade
e fazei-me conhecer a salvação!
Porque sois o Deus Clemente,
porque sois o Deus Amor,
porque sois o Deus Presente,
Sois o Deus que me chamou!
 
Porque é hora, é agora,
É a hora de uma grande decisão,
Pois, Deus espera, Deus espera,
Deus espera pela minha decisão!
Porque é hora, é agora,
É a hora de uma grande decisão,
Pois, Deus espera, Deus espera,
Deus espera pela sua decisão!
Deus espera pela minha decisão!
Deus espera pela sua decisão!