Irmão Joandeson Ferreira Pinheiro Souza será ordenado diácono em agosto de 2019

A Congregação Pobres Servos da Divina Providência tem a alegria de anunciar a data de ordenação diaconal do Ir. Joandeson  Ferreira Pinheiro Souza. Ele irá receber a Ordem do Diaconato em missa solene no dia 17 de Agosto, sábado, às 19h00, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na cidade de Marituba, Pará.

A Celebração será presidida pelo bispo diocesano de Teixeira de Freitas, Dom Jailton de O. Lino, Pobre Servo da Divina Providência.

 

Histórico

Ir. Joandeson Ferreira Pinheiro Souza, nasceu no dia 04 de Abril de 1990 no município de São Luiz - MA. É o primeiro filho de Joseniel da Cruz Souza e de Alderice Ferreira Pinheiro Souza. Foi batizado no dia 28 de dezembro de 1991 na comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no bairro da Maiobinha no Município de São José de Ribamar e crismado no dia 13 de novembro de 2004 na Paróquia São João Calábria, em São Luiz - MA

Ir. Joandeson sentiu o chamado de Deus através do serviço pastoral na Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. Sendo convidado a fazer uma experiência vocacional para conhecer o carisma calabriano e identificando-se com a espiritualidade, entrou na Congregação Pobres Servos da Divina Providência, no dia 08 de fevereiro de 2009, no Centro de Orientação Vocacional Nossa Senhora de Nazaré em Marituba -PA. Após dois anos nesta etapa inicial, em 2011, foi para o Rio Grande do Sul iniciar a etapa do Aspirantado e o curso de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. No ano de 2013 como postulante interrompeu a Filosofia para trabalhar no Centro de Formação São João Calábria em Farroupilha/RS. 

Em 2014 foi acolhido para a etapa do Noviciado em Viamão no Rio Grande do Sul. Fez sua 1ª Profissão Religiosa no dia 1º de Janeiro 2015, em Farroupilha/RS e enviado em missão para o Abrigo João Paulo II, em Porto Alegre - RS onde também veio findar os seus estudos de Filosofia. Em 2016 retornou ao Centro de Orientação Vocacional Nossa Senhora de Nazaré, em Marituba - PA para atuar na Animação Vocacional e iniciar os estudos de Teologia, na Faculdade Católica de Belém. E após três anos de vida religiosa, realizou a sua 1ª Profissão Trienal no dia 1º de janeiro de 2018, em Farroupilha/RS. Atualmente permanece em missão no Centro de Orientação Vocacional Nossa Senhora de Nazaré, cursando o 4º ano de Teologia.

 

Depoimento do Ir. Joandeson sobre sua caminhada vocacional

 

A ALEGRIA DE PROCURAR BUSCAR E TER "OS MESMOS SENTIMENTOS DE CRISTO JESUS" Fl 2,5

Olá querido(a) amado(a) irmão(ã)!

Graça e paz da parte de Deus esteja sempre contigo.

Sou o Ir. Joandeson Ferreira Pinheiro Souza, nascido no dia 04/04//1990, tenho 29 anos natural de São Luís do Maranhão. Sou o primeiro filho de Joseniel da Cruz Souza e de Alderice Ferreira Pinheiro Souza. Tenho uma irmã chamada Andrielly Ferreira Pinheiro Souza e um sobrinho chamado João Artur.

Provenho de uma família de natureza classe média e de tradição religiosa. Por conta disso, sempre fui muito envolvido na comunidade desde a participação na catequese, quanto o contributo em outras pastorais. A minha comunidade de origem Nossa Senhora do Perpetuo Socorro sempre teve a atuação dos Pobres Servos da Divina Providência desde a fundação da Paróquia São João Calábria, e após a entrega da mesma e a divisão da área pastoral a própria continua fazendo parte do trabalho pastoral paroquial da Mãe da Divina Providência também sob os cuidados dos Pobres Servos.

Posso exprimir que a inquietude vocacional se acentuou de forma mais latente a partir de um convite feito pelo então, Ir. Jeilson, hoje Pe. Jeilson ao visitar a minha comunidade.

O contato em conhecer outras realidades da Obra foi fascinante, e ao mesmo tempo de forma mais profunda a pessoa do irmão. Gostei muito do ambiente, bem como o clima vivido pela comunidade o que me cativou. A partir daí comecei a passar os finais de semana com a comunidade e ir aprendendo acerca da vida em comunidade.

O resultado dessa frutuosa experiência por meio dos acompanhamentos foi o meu ingresso no Centro de Orientação Vocacional Nossa Senhora de Nazaré em Marituba no Estado do Pará no dia 08/02/2009. Nesta etapa, fui aprendendo a superar alguns desafios da vida, a confrontar as relações pessoais com pessoas novas, a partilhar posses. Tive uma vida pastoral bem ativa nas comunidades de nossa paróquia Nossa Senhora de Nazaré, bem como em algumas unidades sociais como: o hospital Divina Providência, o Centro Educacional e Social de Marituba - CESM, projeto fazendinha e o construindo cidadania. Esta vivência foi de dois anos e após este amadurecimento me senti confiante em dar um passo a mais na etapa formativa. Assim sendo, me foi dado a oportunidade de ingressar no Aspirantado São José no ano 2011 na cidade de Viamão-RS uma realidade totalmente nova, com hábitos e costumes totalmente diferentes. Tínhamos uma vivencia bem ativa, pois iniciamos os estudos acadêmicos de filosofia, na PUCRS aos finais de semana desenvolvia pastoral catequética na comunidade Jesus Bom Pastor pertencente a Paróquia Nossa Senhora da Conceição na presente cidade.

No de 2012 foi admitido ao primeiro ano de postulado passando a residir no Centro Educacional e Profissionalizante São João Calábria dando seguimento aos estudos já no 2º ano de filosofia. Nesta nova comunidade tive a oportunidade de trabalhar na gráfica Calábria colocando em prática alguns cursos que havia feito no período do meu ensino médio e no campo pastoral atuei na aérea a liturgia e do canto dentro da comunidade local.

Já em 2013 me foi solicitado prestar ajuda no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, na cidade de Farroupilha- RS. Neste trabalho a minha atuação estava voltada, mais para o Centro de Formação São João Calábria, aonde viria pensar e articular junto com os irmãos de comunidade toda a logística para os referidos encontros, formações e retiros que ocorriam na mesma. Além disso, contribuía um pouco com o Serviço de Animação Vocacional, na formação dos seminaristas na época, sacristão, e nas missas votivas no Santuário de Caravaggio. Louvo muito e bendigo por esse tempo no seminário, aonde trabalhar as potencialidades, e firmar na responsabilidade sobre aquilo que me foi confiado.

Ao término deste tomei a firme decisão de me lançar a etapa do noviciado e assim o fiz manifestando o desejo do ingresso. A resposta foi confirmada positivamente pela graça de Deus e no dia 31/12/2014 na oração das vésperas estava ingressando no Noviciado Nossa Senhora de Caravaggio. Que experiência maravilhosa foi o noviciado éramos 07 noviços com uma diversidade cultural imensa que favoreceu um aprendizado magnifico (Angola, Romênia, Paraguai e Brasil) juntos.

O favorecimento de uma vivência fraterna e acolhedora em nossa comunidade levaram-se a selar esse vínculo com a Obra por meio da consagração como religioso Pobre Servo. Assim no dia 01/01/2015 na solenidade de Santa Maria mãe de Deus emito meus votos de castidade Pobreza e Obediência como religioso Pobre Servo.

Após professado vem o desafio da primeira missão e já como religioso fui destinado ao Abrigo João Paulo II na cidade de Porto Alegre - RS para dar assistência no trabalho com as crianças em situação de vulnerabilidade social através de visitas e momentos de espiritualidade, formação para aos pais sociais, organização e distribuição da alimentação. Já no ano de 2016 fui destinado a trabalhar no Centro de Orientação Vocacional Nossa Senhora de Nazaré casa aonde comecei a dar os meus primeiros passos na caminha vocacional nos anos de 2009 e 2010 com mais 17 coirmãos.

Nesta nova missão não só iniciei os meus estudos teológicos. Ademais, ajudo na formação dos seminaristas da casa; presto auxílio por meio encontros de formação humana para os nossos colabores em nossas unidades aqui no município. Junto com os meus co-irmãos de comunidade, SAV e Agentes Vocacionais atuo na animação vocacional dentro de nossa localidade e em outras Dioceses do Estado, dando um suporte aos sábados no programa "Despertar com Cristo" da Rádio comunitária e assistência pastoral e formativa em nossa Paróquia Nossa Senhora de Nazaré que tem por Pároco nosso co-irmão Pe. Nelcir Luiz Nazzari.

Ao longo desses dez anos de pertença a família Calabriana completados em fevereiro de 2019 dos quais quatro são como consagrado louvo muito e bendigo a Deus Pai providente palas inúmeras experiências em áreas pastorais, formativas e sociais aonde a graça de trabalhar as potencialidades foi proporcionada. O resultado foi um amadurecimento mais significativo. O fruto disso foi a graça de poder receber a consagração perpetua em 01 de Janeiro de 2018 na Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, os ministérios de Leitor e Acólito em Setembro do mesmo ano e por fim, a aprovação de nosso conselho para o recebimento do primeiro Grau da Ordem, o Diaconato a ser realizado em ato solene no dia 17/08/2019.

Jesus Cristo foi um homem simples dedicado a causa do Reino não só para instaurá-lo, mas inaugurá-lo e isso o fez dizendo que "Bem-aventurado sois vós....". Assim, nasce também a nossa vocação, isto é, por meio de um cultivo pessoal aonde o Mestre nos mostra por meio de suas palavras e gestos o que é o Reino de Deus e ao mesmo tempo, nos diz: "Vem e Segue-me".

Ter os mesmos sentimentos de Cristo de Jesus para nós deve ser motivo de orgulho, pois em nossa vida deve gerar humildade, desprendimento, doação, escuta, oração, serviço e ajuda mútua. Assim por meio da vocação o Religioso, a Religiosa, o Sacerdote e o fiel Leigo tornam-se discípulos do senhor na fé incondicional, no amor sem restrições, na doação e no serviço.

A cada domingo que celebramos uma vocação especifica neste mês de agosto. Lembremos que esses homens e mulheres que escutam o apelo de Deus e respondem com generosidade por meio do SIM tornam-se as vozes de todas as criaturas e com a ternura de Jesus Cristo dilatam os horizontes da oração até os confins do mundo. Portanto, na vivência de nossa vocação repitamos o gesto de Maria que centrou sua vida, sem reservas em Jesus Cristo, modelo, razão e meta de toda a vocação.

A todos estimo a minha prece e benção.

Ir. Joandeson Ferreira