O olhar sensível do Papa Francisco para a Amazônia

Foto: Papa Francisco em visita a Amazônia; Revista Veja
Desde sua eleição, em 13 de março de 2013, o Santo Padre Francisco sempre demonstrou preocupação pela Amazônia e seus povos. 
Podemos citar aqui o movimento gerado pelo Laudato Si', segundo Francisco "Amazônia sofre com mentalidade cega e destruidora que favorece o lucro".
Em 2017, anunciou a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para refletir sobre o tema: Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral se realizará de 06 a 27 de outubro 2019. Esses novos caminhos devem ser elaborados com o povo que habita nessa região: habitantes de comunidades e zonas rurais, de cidades e grandes metrópoles, ribeirinhos, migrantes e deslocados e, especialmente, para e com os povos indígenas.
 
No Documento preparatório para o Sínodo, encontramos fortes razões para voltar nosso olhar para a Amazônia, região rica em biodiversidade e que vive profunda crise devido a intervenção humana  "As reflexões do Sínodo Especial superam o âmbito estritamente eclesial amazônico, por serem relevantes para a Igreja universal e para o futuro de todo o planeta. Partimos de um território específico, do qual se quer fazer uma ponte para outros biomas essenciais do nosso mundo: Bacia Fluvial do Congo, corredor biológico mesoamericano, florestas tropicais da Ásia Pacífica e Aquífero Guarani, entre outros".
 
Imagem: Papa Francisco em visita a Amazônia; Veja.abril
 
Destacamos das ações que nossas comunidades e paróquias tem realizado com relação a Amazônia, a Paróquia São João Batista de Jacundá - PA, que pertence ao grande território amazônico. Segundo Pe. Adriano Carminatti (pároco) , Pobre Servo da Divina Providência "O Sínodo e o Mês Missionário Extraordinário(MME) conectam-se e relacionam-se, pricipalmente, à medida em que são pensados o fortalecimento  e as novas formas da presença da Igreja na região Amazônica. [...] Foi uma prioridade escolhida em assembleia Paroquial para este ano de 2019 com o objetivo de despertar a consciência da Missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária na Vida da Igreja com todas as suas pastorais, movimentos e serviços".
 
 
Leia mais sobre o Sínodo da Amazônia em < https://www.sinodoamazonico.va/content/sinodoamazonico/it.html