ACAMPAFÉ 2019 mostra o protagonismo dos jovens para a evangelização

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, localizada no Macapá, promoveu de 10 a 12 de julho a 3ª edição do ACAMPAFÉ, como tema QUANDO A TEMPESTADE CHEGAR, EM TEUS BRAÇOS EU QUERO ESTAR.
 
O ACAMPAFÉ é um acampamento juvenil, com duração de três dias, realizado pelo Conselho Juvenil Paroquial (CJP), da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, onde atuam os Pobres Servos da Divina Providência. Uma das finalidades e talvez a principal é a de apresentar o rosto jovem da igreja que é jovem, por meio de experiências e vivências cristãs, proporcionada pelos jovens coordenadores dos grupos e/ou comunidades, ou seja, jovem evangelizando jovem.
 
O método utilizado no acampamento segue a dinâmica da igreja em todos os níveis, essencialmente no campo formativo de trabalhos pastorais:
 
- VER: compreende olhar o mundo e suas realidades presentes, com espírito crítico, com muita seriedade e pés no chão, levando em conta todos os mecanismos que influenciam a vida de um povo e de modo especial os jovens, seu ambiente social, familiar, escolar, de lazer e espiritual religioso, sem perder de vista sua bagagem de vida até agora. 
 
- JULGAR: implica discernir as possibilidades que cada jovem está sujeito em seu cotidiano, criando senso crítico para interpretar o contexto, a cultura, a história e a realidade que o/a cerca. E assim julgar/analisar à luz do Evangelho o que é certo e o que é errado. 
 
- AGIR: está caracterizado pelo ser/agir do jovem que após compreender a realidade que o cerca se sensibiliza com todas as necessidades que está envolvido, sendo assim consciente que é responsável pela transformação, de si mesmo, da família, da escola, Igreja, bairro etc...
 

SOBRE O CONSELHO JUVENIL PAROQUIAL

 
A Paróquia possui dentre os seus conselhos, grupos, movimentos e pastorais, o Conselho Juvenil Paroquial, que corresponde a unidade co-participativa dos coordenadores das expressões juvenis, ou representatividade jovem das comunidades referentes a paróquia, já citada. Esse conselho é protagonizado pelos jovens líderes e acompanhado pelos religiosos e alguns adultos que tem identificação em desenvolver atividades com a juventude.
 
O ACAMPAFÉ é uma das atividades promovidas, os jovens do Conselho, pensando na sua própria realidade e dos jovens dos seus grupos, estudaram uma maneira de atrair a juventude para a ação evangelizadora da Igreja, de modo que eles tivessem a oportunidade de fortalecer os ânimos dos grupos de base e amadurecerem a fé. Durante as férias, muitos jovens não possuem a oportunidade de lazer, os jovens do Conselho, proporcionaram, preferencialmente, aos jovens da paróquia Nossa Senhora do Rosário, e depois, do vicariato I, um momento de espiritualidade e formação humana, por meio de um acampamento. Favorecendo adesão à igreja e ao mesmo tempo, lazer aos jovens, que não têm oportunidade de passear durante as férias.