57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

De 1º a 10 de maio está acontecendo no Santuário Nacional de Aparecida (SP), a 57ª Assembleia Geral (AG) dos Bispos do Brasil da qual participaram os 309 bispos na ativa (com direito a voto), os 171 eméritos, os administradores apostólicos e representantes de organismos e pastorais da Igreja.
Este ano, a AG tem a tarefa central de atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019 a 2023.

A versão que os bispos aprovarão na 57ª AG, produzida inicialmente pela Comissão  Especial sobre a atualização das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2019/2023, foi objeto de sugestões e emendas dos bispos do Brasil, dos organismos e pastorais. Sua atualização teve início ainda na 56ª AG do ano passado quando os bispos apontaram as primeiras sugestões.

O arcebispo de São Luiz (MA) e presidente do Regional Nordeste 5, dom José Belisário da Silva, coordenador dos trabalhos desta comissão, lembra que a atuação da Igreja no mundo urbano, conforme já amadurecido pelos bispos do Brasil, é o foco do documento. "O texto reforça que vivemos uma cultura urbana, com predominância no país das grandes cidades", acentua.

Foto: CNBB

Programação:
01/05 às 7h30 - Abertura da 57ª Assembleia Geral da CNBB, com uma missa no Santuário Nacional de Aparecida.
Todos os dias - exceto no domingo, dia 05 -  missas com laudes, das 7h30 às 8h45, no Santuário Nacional de Aparecida. Haverá transmissão ao vivo pelas emissoras católicas de rádio e televisão.
Os trabalhos da Assembleia estão sendo desenvolvidos em quatro sessões, sendo duas pela manhã (9h15 às 12h45) e duas à tarde (15h40 às 19h30).
As entrevistas coletivas acontecem sempre às 15h, na Sala de Imprensa do Centro de Eventos, com a presença de três bispos designados pela Presidência da Assembleia. O porta-voz será o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Darci Nicioli.
04 e 05/05 - Retiro dos bispos, com missa no Santuário.
A cerimônia de posse da nova presidência está marcada para as 10h30 do dia 10/05 e na sequência a cerimônia de encerramento, no Centro de Eventos.

Na foto Dom Jailton de O. Lino e Dom Jaime Pedro Kohl, Pobres Servos da Divina Providência,
 indo do Hotel ao Santuário de Aparecida, caminho que tem feito todas as manhãs, desde o dia 1º de maio.

Acompanhe tudo sobre a 57ª AGCNBB em < http://www.cnbb.org.br/