Pentecostes: força do Espírito Santo que transforma

Na manhã de domingo (20/05), a Basílica de São Pedro ficou lotada para a celebração da Solenidade de Pentecostes, presidida pelo Papa Francisco. 
 
Na homilia o Papa Francisco começou com a explicação da primeira leitura do dia, que narra a rajada de vento que veio do céu com um ruído e que encheu toda a casa em que os discípulos se encontravam: a vinda do Espírito Santo no Pentecostes é a força divina que muda o mundo.
 
"O Espírito liberta os espíritos paralisados pelo medo. Vence as resistências. A quem se contenta com meias medidas, propõe ímpetos de doação. Dilata os corações mesquinhos. Impele ao serviço quem se desleixa na comodidade".
 
 
O Papa ainda apelou para uma "verdadeira mudança" de vida, pessoal e comunitária, concluindo a sua homilia com uma oração: "Vinde, Espírito Santo, mudai-nos por dentro e renovai a face da terra".
 
A Solenidade de Pentecostes é uma realidade marcante para toda a Igreja, para todos os povos, pois nela dá-se o início a ação evangelizadora para que todas as nações e línguas tenham acesso ao Evangelho e à salvação mediante o ação do Espírito Santo de Deus.
 
Que o Espírito Santo nos conceda os vossos dons para que sejamos luz e sal no mundo e, que possamos vibrar conforme o Vosso ador. Nesse espírito, que muitas de nossas Paróquias e Comunidades celebraram o Pentecostes.