Celebrações de Páscoa nas Paróquias Calabrianas

Ele não está aqui, ressuscitou! Lc 24, 6.

A Vigília Pascal é o ápice da graça de Deus. Nela medita-se sobre o Cristo sepultado, que vence a morte e concede vida eterna a toda humanidade. A luz resplandece dissipando as trevas da noite numa clareza de verdadeira vida. A Ressurreição de Jesus torna o Sábado Santo uma Noite de Luz! Nele há triunfo de paz, dignidade, solidariedade, compaixão, harmonia, vida e amor.

Na Ressurreição de Cristo a morte é vencida e o sepulcro vazio. A partir dela a humanidade é inserida em um mundo novo, em uma nova dimensão de ser e de estar com Deus. A Ressureição de Jesus é também para nossa vida, salvação e vitória. Ela é elemento fundamental da fé cristã, a ponto de São Paulo dizer: "Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E se Cristo não ressuscitou, é inútil a vossa fé, e ainda estais em vossos pecados (1Cor 15, 14.17).

Conforme o Catecismo da Igreja Católica (§997), o que é "ressuscitar"? Na morte, que é a separação da alma e do corpo, o corpo do homem cai na corrupção, ao passo que sua alma vai ao encontro de Deus, ficando à espera de ser novamente unida a seu corpo glorificado. Deus, em sua onipotência, restituirá definitivamente a vida incorruptível a nossos corpos, unindo-os às nossas almas, pela virtude da Ressurreição de Jesus.

O Papa Francisco, na Missa Solene de Páscoa, disse que a "ressurreição é uma 'surpresa' que nos coloca em caminho". Que sejamos homens e mulheres da ressurreição, levando vida e paz as todas as pessoas. São João Calábria assim nos fala sobre a Páscoa: "Que este santo dia signifique para todos nós o início de uma vida mais santa, como o Senhor a quer de nós, que temos a grande sorte de viver, de habitar nesta divina embarcação, que está no mar, mas que jamais o mar irá entrar nela, se nós assim o quisermos".

Igualmente, as nossas Paróquias e Comunidades calabrianas celebraram a Ressureição de Jesus. Com esse espírito de unidade continuemos a caminhar renovados pelo alegre anúncio: "Ele não está aqui, ressuscitou!"

Os nossos votos de uma Feliz e Abençoada Páscoa da Ressurreição! ALELUIA, ALELUIA!