Abertura da Semana Santa nas Paróquias Calabrianas

Se morremos com Cristo, com Ele também ressuscitaremos! Rm 6,8.

Na festa litúrgica de Domingo de Ramos iniciamos a Semana Santa. Neste dia também, os fiéis recordam e celebram a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. 
 
Costuma-se realizar procissões e, nesta, os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira. Jesus entra na cidade sentado num jumentinho - o símbolo da humildade, mas a multidão o aclama fortemente como rei dos Judeus, "Hosana ao filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!" Mt 21,9. 
 
Na Semana Santa, portanto, se faz memória dos últimos acontecimentos do ministério da vida de Cristo, centrada na sua Paixão dolorosa, na sua Morte redentora e na sua Ressurreição gloriosa. A Quinta-Feira Santa nos revela um amor sem medidas, externado incondicionalmente na instituição da Eucaristia e no Lava-pés. A Sexta-Feira Santa, a paixão e a morte de Cristo.  O Sábado Santo, a reflexão sobre o Cristo sepultado, que vence a morte e concede vida eterna a toda humanidade.
 
Vale resaltar ainda, que no Brasil, a Conferência dos Bispos do Brasil- CNBB nos chama atenção por meio da Campanha da Fraternidade CF- 2018, a superação das mais diversas violências. "Vós todos sois irmãos" Mt 23,8. Nesse sentido, que possamos hoje levantar os ramos de oliveira da paz, do perdão e do amor. Foi então, com este espírito de Família Pobres Servos da Divina Providêcia, que nossas Paróquias e Comunidades celebraram o Domingo de Ramos.
 
Que a Maria, a Mãe das Dores nos ensine a viver com fé e esperança a vontade de Deus. Feliz e abençoada Semana Santa!
 
Nas fotos abaixo algumas das celebrações realizadas no Domingo de Ramos, Paróquias em que atuam os Pobres Servos da Divina Providência: Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Marituba/PA - Santuário Imaculado Coração de Maria, Nova Andradina/ MS - Paróquia São João Batista, Jacundá/PA -  Paróquia São João Calábria, Porto Alegre/RS.