Energia renovável é tema de atividade no CPIJ

O projeto  Educação Integral realizou ações de sustentabilidade na sede do Centro de Promoção da Infância e da Juventude - CPIJ voltadas para a construção de uma fonte de energia renovável.
Através de oficinas pedagógicas, os educandos debateram os fundamentos de armazenamento do calor e, através da experimentação, chegaram a conclusões científicas de quais materiais mantém o calor de modo mais eficiente.
 
A partir disso, elaboraram um projeto de forno solar que pudesse aquecer um copo de água. Para sua montagem utilizaram uma caixa de papelão com tampa, isopor, tinta preta e papel alumínio. Realizaram a construção em grupo e experimentaram o forno, colocando-o em exposição no sol durante uma hora e controlando a temperatura da água. Ao final da manhã, a água atingiu uma temperatura próxima da fervura, atestando a eficiência do experimento.
 
A atividade promoveu a capacidade de cooperação dos educandos, o raciocínio lógico na resolução de problemas e o aprendizado prático interdisciplinar. É importante destacar que além de bem sucedido, o experimento proporcionou a reflexão sobre nossa prática cotidiana de consumo de energia, apresentando possibilidades mais sustentáveis ao meio ambiente e que podem ser incorporadas em nossa rotina de modo econômico e fácill, comenta a educadora da turma Maiara.