Pobres Servos assumem oficialmente Associação Menores com Cristo, na Paraíba.

Domingo, 26 de agosto, foi um dia muito especial para a Congregação Pobres Servos da Divina Providência, celebrou-se a Missa que marcou o início das atividades junto à AMECC - Associação Menores com Cristo, na Paraíba. 
 
A Celebração aconteceu na Catedral Nossa Senhora da Luz, e foi presidida pelo Bispo Dom Aldemiro Sena, que se mostrou extremamente solidário a Congregação nesse novo desafio. 
Além de autoridades, como o prefeito de Guarabira, secretários, Sebastian  Haury, antigo diretor da AMECC também marcou presença, representando a Kinderdorf da Alemanha. Instituição mantenedora da obra antes dos Pobres Servos.
 
Pe. Miguel Tofful, Superior Geral da Congregação esteve presente na celebração "Estou aqui representando a Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, fundada por São João Calábria. Gostaria de agradecer a toda a comunidade de Guarabira pela acolhida. Rapidamente apresento a Congregação, que nasceu em Verona, na Itália, já 111 anos atrás.  E a sua missão fundamental é justamente aquela de reconhecer a paternidade de Deus,  a fé, a confiança e o abandono na Divina Providência, trabalhando particularmente na missão com os mais pobres e os mais necessitados, os abandonados. A Congregação está presente na América Latina, está presente na Ásia, na África e na Europa. Essa vai ser a primeira presença que a Congregação vai ter aqui na Paraíba e por isso é um momento de muita alegria. Quero dizer hoje que eu e a família religiosa, a quem represento nos comprometemos com o senhor (fazendo referência a Dom Aldemiro), nos comprometemos a viver o carisma que o nosso fundador nos deixou, mas de modo particular nos comprometemos a amar e servir aos pobres, que são as nossas pérolas como falava o nosso fundador. Com esse sentimento profundo de gratidão ao Bispo Dom Aldemiro e a toda a diocese que nos acolhe".
 
Pe. Gilberto Bertolini, provincial, falou da alegria em assumir essa missão, de trabalhar juntos em nome dos necessitados. "Gostaria de agradecer a todos que nos acompanharam nessa caminhada e a Deus Pai Providente, agradecer o carisma calabriano, que nos trouxe até aqui...agradecer muito ao Pe. Geraldo , a associação da Alemanha que nos apoia, a Diocese de Passau que também nos ajuda muito. Estamos chegando na AMECC para somar, juntamente com todas as crianças, colaboradores, amigos da AMECC, com toda a cidade queremos agregar nesse trabalho, um desafio muito grande. Temos que juntos usar nossa criatividade para poder sempre mais atender a todos os rostos de pobrezas que existem em nossa sociedade. Rezem por nós para que possamos desenvolver esse trabalho e essa missão na AMECC...". 
 
Representando os religiosos também estiveram presente Ir. Maicon Bartelle e Pe. Hermes José Novakoski. Após a Missa a recepção foi no Salão Paroquial da Catedral Nossa Senhora da Luz, com a presença dos atendidos, crianças e jovens de diferentes projetos.
 
 
UM POUCO DA HISTÓRIA DA AMECC E POBRES SERVOS
 
Chegando em Guarabira fomos falar com Pe. Geraldo, fundador da AMECC. Em 2001 ele fez o primeiro contato  com a Congregação, através de um livro que recebeu em um encontro da Pastoral do Menor em SP. Anos depois, em 2015, lembrou da Congregação e teve a ideia de escrever para pedir apoio. Pe. Geraldo é natural da Alemanha e chegou no Brasil em 1969. Sentia há muito tempo a inquietação missionária, junto com mais 2 padres e 1 religiosa, todos alemães, chegaram em Alagoinhas/BA, onde trabalharam por 20 anos. 
 
Pe. Geraldo, com 82 anos, acolheu-nos com alegria e emoção. Pediu para que seja retomado o trabalho espiritual e pastoral também com os educadores. 
A AMECC está na área pastoral da Paróquia da Catedral, que atende bairros do entorno, muito pobres e com alto índice de violência, atende crianças nas casas lares, casas dia acolhe durante a semana, turno inverso a escola, creche em  turno integral, escola social, com mais de 100 alunos em 2 turnos e trabalho junto as famílias. Pe. Geraldo fala que essa é a "prova de um Deus vivo e atuante".
 
Hoje pela manhã (27) oficialmente Ir. Lauri  e Pe. Marcos, assumiram a gestão da instituição,  a posse foi na sede da AMECC.
Conheça os novos Conselheiros:
Conselho Deliberativo: Pe Gilberto Bertolini (Presidente), Pe. Marcos Antônio  da Silva (Secretário) e Ir. Lauri Carlesso (Primeiro Tesoureiro).
Conselho Fiscal: Ir. Maicon Bartelle, Pe. Lino Manuel K. Aguiar, Pe. Hermes José Novakoski.