Nesse 19 de abril, precisamos falar de RESISTÊNCIA.

"Igreja não pode se calar frente a iniciativas que retiram direitos de povos indígenas" defende dom Roque Paloschi, arcebispo de Boa Vista (RO).

Na Coletiva de Imprensa desta quarta-feira, 18, na 56ª Assembleia Geral da CNBB, Paloschi atribuiu a escalada de violência contra o povo indígena à omissão dos três poderes do Estado Brasileiro e ainda apontou as iniciativas que estão em curso em cada um destes que farão retroceder os direitos dos povos indígenas no Brasil. No Executivo, ele citou parecer vinculante da Advocacia Geral da União (AGU), nº 001/2017, com a finalidade de paralisar processos de demarcação de terras indígenas no Brasil, bem como anular demarcações já realizadas.

Nessa entrevista para o especial Amazônia Resiste, a liderança indígena Sônia Guajajara,fala sobre os desafios dos indígenas no Brasil.

A esperança está na resistência, concordam o líder Kayapó e Davi Kopenawa quando falam sobre os desafios da questão indígena no Brasil em entrevista de Marina Amaral e Sofia Amara, publicado por Agência Pública, 17-04-2018. Eles veem com entusiasmo o despontar de uma nova líder, pela primeira vez uma mulher, que une contemporaneidade à defesa da cultura tradicional.
 
"Hoje o índio não está só no mato, hoje nós ocupamos todos os espaços da sociedade", resume Sônia Guajajara.
 
Leia também: