Loading color scheme

Os desafios do Abrigo João Paulo II durante a quarentena

Notícias

Conciliar o isolamento social com as crianças e adolescentes o dia inteiro dentro de casa já não é tarefa fácil. Imaginem quando a família é grande, a exemplo das Casas Lares.

O Abrigo João Paulo II, atividade ligada ao Instituto Pobres Servos, está se reinventando para aproveitar esse tempo com os acolhidos da melhor forma possível. A Instituição segue com o atendimento nas 19 casas lares, em Porto Alegre e Viamão. Além disso executa outras modalidades como:  Abrigo Residencial, Programa Família Acolhedora,  Residencial Inclusivo e um Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência.

Acolhidos do Abrigo JPII fazendo ginástica.

 

Neste período de quarentena os casais sociais do Abrigo João Paulo II estão buscando novas formas de envolver os acolhidos. Quando a TV e a internet já não são o suficiente para entreter a meninada com jogos, desenhos, filmes e seriados, os pais sociais estão resgatando brincadeiras lúdicas de suas infâncias, ginástica e até o artesanato; um jeito saudável de enfrentar a epidemia e desenvolver habilidades.  Nunca esquecendo as atividades escolares, que estão sendo realizadas a distância.

Pe. Cláudio Bianchett, PSDP

 

Conversamos com Padre Cláudio Bianchet, PSDP, Diretor - “O Abrigo João Paulo II tem a seguinte frase motivadora e que orienta todo o nosso trabalho:  ‘Protegendo o hoje e garantindo um novo amanhã’. Acredito que para este momento que vivemos, devido a pandemia do COVID-19, é uma frase muito atual. O cuidado com a vida começa com o cuidado de nós mesmos. Proteger-se para poder proteger e gerar mais vida. São João Calábria nos diz algumas palavras que nos animam e nos fazem levantar a cabeça e não perder a esperança e mais do que nunca, alimentar-se da espiritualidade calabriana tão atual:  ‘Não estamos sós, porque Jesus está sempre junto daqueles que trabalham em seu nome. Façamos a nossa parte e o Senhor fará com certeza a parte Dele. A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas’. 

Aproveito para agradecer a todos os colaboradores que fazem parte desta missão, pela sua dedicação, paciência, amor e esforço, seguindo os protocolos e orientações da OMS, dos decretos municipais e estaduais e do Conselho Operacional do Abrigo para vencermos também este momento e nos fortalecer em nossa missão.”

Bela e desafiadora é a missão do Abrigo João Paulo II, de acolher, cuidar e promover a vida destas crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Para registrar esse momento e a atuação do Abrigo JPII, a RBS TV, emissora afiliada à Rede Globo, preparou matéria sobre o Programa “Família Acolhedora”, assista clicando no link abaixo! 

Vídeo rede Globo sobre o Programa Família Acolhedora

 Saiba como ajudar o Abrigo João Paulo II na manutenção dessas atividades, existem muitas formas: Serviço Voluntário, Apadrinhamento, Imposto de Renda e Doações. Acesse a imagem abaixo: