Loading color scheme

Atividades de assistência social do Instituto Pobres Servos seguem com serviços essenciais de apoio às comunidades.

Em tempos de Pandemia, a Congregação continua sendo um canal da Providência àqueles que mais precisam.

Sensíveis a atual realidade de grande parte da comunidade, famílias e dos próprios beneficiários envolvidos nas atividades e projetos sociais, o Centro de Educação Profissional São João Calábria e o Centro de Promoção da Infância e da Juventude (Porto Alegre/RS) mantém as portas abertas das suas unidades com equipes estratégicas em sintonia com as orientações oficiais e cuidados de saúde demandados pelos órgãos da administração pública.

Assim, readequadas ao cenário atual e tomando todas as medidas de prevenção para minimizar os impactos do COVID-19, as Casas do CPIJ e Calábria traçam planos para acolher e atender as necessidades da comunidade.

Algumas das principais ações envolvem orientação sobre saúde e higiene, organização de diversas frentes solidárias e distribuição de kits alimentares. Ao todo, mais de 40 toneladas de alimentos e produtos de higiene e limpeza já foram entregues (Clique aqui e veja esta matéria).

Parte das atividades seguem pausadas, já as atividades como o acolhimento institucional (Casas-lares de Idosos e Crianças), atendimento às famílias e pessoas em situação de rua como o programa Serviço de Atendimento às Famílias e projeto de abordagem social Ação Rua, respectivamente, não tiveram interrupção. Programas e atividades de média e alta complexidade da assistência social continuam prestando atendimentos em vista a garantir direitos e proteção social.

 

  Ação Rua

 Serviço de abordagem social – Projeto Ação Rua

A Obra é para os tempos atuais: carisma e solidariedade fortalecidos na crise

 O carisma calabriano e o espírito de solidariedade nunca estiveram tão fortalecidos para renovar a esperança daqueles que mais necessitam. Por isso a decisão é de não medir esforços e prestar atendimento às famílias e a comunidade com o que estiver ao alcance, no sentido de garantir o mínimo aos que mais precisam de apoio e amparo. Como disse o fundador da Obra São João Calábria “nós precisamos ir aonde humanamente não a nada a se esperar”.

”É necessária a virtude da caridade. Amemo-nos no Senhor, saibamos ter compaixão uns dos outros, sejamos generosos em suportar e em esquecer tantas pequenas coisas que frequentemente ameaçam minar essa bela virtude, que, aliás, é a rainha de todas as Virtudes.” São João Calábria

 

Frentes solidárias renovam a esperança e garantem assistência à comunidade e às famílias.

Dentre as diversas ações realizadas com o apoio de parceiros públicos e privados, destacam-se as entregas de kits de alimentos pelo CPIJ e Calábria às famílias atendidas.  Junto com os kits recebem um informativo desenvolvido pelos colaboradores com receitas econômicas para um melhor aproveitamento dos alimentos que foram recebidos e dicas de prevenção contra o Covid-19.

 Entregas de kits de alimentos pelo CPIJ e Calábria às famílias atendidas.

Entrega de kits de alimentos no bairro Restinga

É importante citar também a atenção e cuidado às necessidades da comunidade como um todo. Na Unidade Francisco Cipriani (Restinga), por exemplo, existe a possibilidade de beneficiários que precisam ter aulas online, pesquisas ou acesso à internet para benefícios do governo possam utilizar o laboratório de informática, que está adaptado para garantir segurança e saúde.

 Educando na unidade Francisco Cipriani utilizando internet e computadores para realização das tarefas e acesso ao conteúdo. 

A caridade é o amor em ação: ajude quem mais precisa

Em conjunto com parcerias públicas, privadas e pessoas físicas Calábria e CPIJ atuam no sentido de garantir medidas de cuidados integrais das populações mais vulneráveis, com promoção dos direitos à proteção social e ampliação do bem-estar das famílias atendidas, dos beneficiários e da comunidade.

Tudo possível graças as redes de solidariedades como a organizada pela campanha Faça a Diferença, que tem como objetivo arrecadar doações para distribuir nas comunidades onde nossos projetos estão inseridos, tais como no bairro Restinga, Lami, Bom Jesus, Nonoai e Vila Gaúcha.

 

 

O suporte oferecido às famílias, mesmo com a interrupção de projetos sociais, só é possível graças a solidariedade de apoiadores diversos como empresas, pessoas físicas e poder público.

Todo o apoio é fundamental, FAÇA A DIFERENÇA na vida de milhares de pessoas.

Se você tem condições de contribuir entre em contato pelo (51)99983.1083 (falar com Vagner Ruivo). Se preferir, você pode acessar a página da campanha clicando neste link conteudo.calabria.com.br/facaadiferenca e preencha o formulário para que possamos entrar em contato.

 

Disponível em < www.calabria.com.br